29/03/2018

RESENHA #16 - “CEM GRAMAS DE CENTEIO-UMA AVENTURA DE MISS MARPLE” - AGATHA CHRISTIE


LIVRO: “CEM GRAMAS DE CENTEIO-UMA AVENTURA DE MISS MARPLE”
TÍTULO ORIGINAL: ”A POCKET FULL OF RYE”
AUTORA: AGATHA CHRISTIE
TRADUÇÃO: MILTON PERSSON
EDITORA: NOVA FRONTEIRA
PÁGINAS – 227
  EDIÇÃO 2015
CATEGORIA: FICÇÃO POLICIAL INGLESA
ASSUNTO: SUSPENSE POLICIAL
ISBN: - 978-85-2094-009-9


CITAÇÃO:

“[...] Mas não suporto maldade. A maldade tem que ser destruída.” (pág. 90)

“[...] Sabe, não existe nada mais perverso do que ofender a dignidade humana. Especialmente depois de ter cometido o crime.” (pág. 100)

ANÁLISE TÉCNICA:

-CAPA-

Ilustração de uma fazenda com casarão ao fundo, grande campo de centeio e uma árvore com ninho, onde uma ave está morta.
A capa é bem condizente com o conteúdo do enredo.
Projeto Gráfico de Capa: Maquinaria Studio.

NOTA: 4,70 de 5,00

-DIAGRAMAÇÃO:

As folhas são amareladas com letras pretas medianas.
Conteúdo: dedicatória; vinte e oito capítulos numerados; sobre a autora; e, outros livros da autora.
A diagramação é simples, porém eficiente.
Publisher: Kaíke Nanne. Livro foi impresso na China.
Projeto Gráfico de miolo: Lúcio Nöthlich Pimentel.
Diagramação: DTPhoenix Editorial.

NOTA: 4,50 de 5,00

- ESCRITA:

Narrativa descritiva em 3ª pessoa desconhecida. Diálogos dinâmicos. Escrita inteligente e carregada de pistas com raciocínio e conexão.
A narrativa da autora é sempre bem envolvente.
Pouquíssimos erros de ortografia e concordância.
Tradução bem feita e significativa.
Revisão: A Tavares, Maria Fernanda Barreto e Marina Sant’Ana.

NOTA: 4,80 de 5,00

CITAÇÃO:

“[...] Existe uma tendência a acreditar que aqueles que se classificam como bons também são burros. [...]” (PÁG. 145)

“-‘Nenhuma questão fica resolvida enquanto não for resolvida direito.’ Quem disse isso foi Kipling. Hoje em dia ninguém mais lê Kipling, mas ele foi um grande homem.” (pág. 159)

SINOPSE:


“Um dia normal na vida de Mr. Fortescue, presidente da Consolidated Investiments Trust, começa forçosamente com o seguinte ritual: sua secretária particular, a belíssima Miss Grosvenor, servindo-lhe o chá matinal em seu escritório. O que nenhum dos dois sequer imagina é que este será seu último chá ? e seu último dia de vida.

A perícia afirma que a morte foi causada por envenenamento. Mas quem teria interesse em matá-lo? Chamado para investigar o caso, o inspetor Neele está prestes a descobrir que, na verdade, a família inteira do magnata poderia figurar entre os maiores suspeitos. E quando mais duas vítimas são encontradas na propriedade dos Fortescue, seguindo um curioso padrão, Miss Marple não vê outra alternativa senão entrar em cena para desmascarar o culpado.”

RESUMO SINÓPTICO:

REX FORTESCUE é casado pela 2ª vez com ADELE, trinta anos mais jovem do que ele e mantém um ‘caso’ com o Sr. VIVIAN DUBOIS. Rex é dono da Consolidated Investments Trust, uma empresa que foi bem sólida, porém devido aos desmandos do dono nos últimos meses, está à beira da falência.
Srta. IRENE GROSVENOR é a secretária particular do Sr. Fortescue, mulher belíssima. Começou o dia na empresa como todos os dias: fazendo o chá de Rex.  Pouco tempo depois, ele cai morto, foi envenenado...em seu bolso foi encontrado grãos de centeio.
O INSPETOR NEELE foi chamado para ser o encarregado do caso e levou o Sargente HAY como seu escrivão. Neele tem sua própria lógica e forma de interrogar os envolvidos, que são muitos na empresa e no Chalé do Teixo, como é chamada a residência da família.
O interrogatório começa na empresa com a Srta. GRIFFITH, chefe das datilógrafas há 16 anos e pela Srta. Grosvenor. Em seguida parte para a mansão e conversa com MARY DOVE a governanta, GLADYS a arrumadeira, ELAINE FORTESCUE a filha mais nova que é estudante e namorava um ’subversivo’ que Rex não aceitava, CRUMP o mordomo, ELLEN a arrumadeira, JENNIFER casada com PERCIVAL FORTESCUE, filho braço direito de Rex. E manda chamar LANCELOT FORTESCUE, outro filho de Rex, que foi expulso de casa há anos e mora em outro país, casado com PATRÍCIA. Vive às custas do rendimento que o pai enviava para ele, pelas ações da empresa. E ainda a irmã da primeira espora de Fortescue, Sra. RAMSBOTTOM que é bem velha e ainda mora na mansão desde a época em que a irmã era viva.
Mais dois assassinatos acontecem: Adele é morta com cicuta e Gladys e encontrada morta, asfixiada. Neele tinha certeza que Adele era a assassina do marido, porém depois de seu assassinato, fica totalmente perdido e sem pistas...
Miss Marple vê no jornal a morte de Gladys e resolve ir à mansão para falar sobre o tempo em que Gladys trabalhou para ela e claro, para ‘bisbilhotar’ e ‘especular’ sobre os assassinatos, ajudando assim, o inspetor Neele a resolver os assassinatos de maneira surpreendente.  

CITAÇÃO:

“[...] Alguém nessa casa está louco e a loucura é sempre assustadora porque a gente não sabe como é que o cérebro dos loucos funciona. Nunca se sabe o que são capazes de fazer.” (PÁG. 173)

“-Deus a acompanhe, minha filha – disse Miss Marple. – A gente precisa de muita coragem para enfrentar a vida. Acho que você tem.” (PÁG. 221)


ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA:

Dizer que a autora é uma expert em escrever seus romances policiais, é ‘chover no molhado’, porém, o que mais chama minha atenção, é que ela escrevia seus romances na década de 50, quando as mulheres ainda não tinham tanta acessibilidade a determinadas profissões, principalmente como escritoras e ver o tamanho da criatividade que impinge em seus livros, é simplesmente fantástico. O título de Rainha do crime é mais que merecido.
Nesse exemplar já deu para notar que muitas são as personagens e todas são muito bem descritas com suas personalidades diferentes e diversos pontos de vista. Claro que pode até confundir um pouco, entretanto, todos são tão bem delineados que não dá para confundi-los.
Toda trama é muito bem descrita e evolui através das pistas e conversas bem feitas, levando o leitor a acompanhar de maneira angustiante, o desenrolar do mistério carregado de um raciocínio lógico absurdo.
Quando Miss Marple entra em cena de maneira bem despretenciosa, se aproximando das pessoas e conseguindo ‘arrancar’ delas seus segredos mais profundos, montando seu própria cenário dentro de sua lógica excepcional, mostra o quanto sua genialidade criativa chega ao ápice.
Duas coisas não me fizeram dar a nota máxima: primeiro a quantidade de personagens e por último, o fato de Miss Marple só aparecer no livro, depois de mais da metade dele, acredito que ela merecia a presença durante todo o livro.
O final é totalmente surpreendente, como sempre. De onde menos esperamos, é que sai o assassino ou assassina...
Se que uma leitura perfeita de um romance policial, pode ler sem medo.


NOTA : 4,70 de 5,00

Resultado de imagem para EMOJIONSResultado de imagem para EMOJIONSResultado de imagem para EMOJIONSResultado de imagem para EMOJIONSResultado de imagem para EMOJIONS


SOBRE O AUTORA:


Agatha Mary Clarissa Christie DBE (nascida Agatha Mary Clarissa Miller; Torquay, Devon, Inglaterra, Reino Unido, 15 de setembro de 1890 — Wallingford, Oxfordshire, Inglaterra, Reino Unido, 12 de janeiro de 1976), popularmente conhecida como Agatha Christie, foi uma escritora britânica que atuou como romancista, contista, dramaturga e poetisa. Destacou-se no subgênero romance policial, tendo ganhado popularmente, em vida, a alcunha de "Rainha/Dama do Crime" ("Queen/Lady of Crime", no original em inglês). Durante sua carreira, publicou mais de oitenta livros, alguns sob o pseudônimo de Mary Westmacott.

Segundo o Guiness Book, Christie é a romancista mais bem sucedida da história da literatura popular mundial em número total de livros vendidos, uma vez que suas obras, juntas, venderam cerca de quatro bilhões de cópias ao longo dos séculos XX e XXI[1], cujos números totais só ficam atrás das obras vendidas do dramaturgo e poeta William Shakespeare e da Bíblia. Segundo a organização Index Translationum, as obras de Agatha Christie já foram traduzidas, em levantamento recente, para mais de 100 idiomas em todo o mundo. Seu livro mais vendido, Ten Little Niggers (publicado no Brasil como "E Não Sobrou Nenhum", ou "O Caso dos Dez Negrinhos", e em Portugal como "Convite para a Morte" ou "As Dez Figuras Negras"), de 1939, é também, com cerca de 100 milhões de cópias comercializadas em todo o globo, a obra de romance policial mais vendida da história, além de figurar na lista dos livros mais vendidos de todos os tempos, independentemente de seu gênero.

Em 1971, foi condecorada pela rainha do Reino Unido, Elizabeth II, com o título de "Dame" (Dama) do Império Britânico, uma honra que consiste no equivalente feminino ao sir. No total, escreveu setenta e dois romances, sendo sessenta e seis deles do gênero romance policial e inúmeros contos, reunidos em quatorze coletâneas. É constantemente referida por seus emblemáticos personagens, incluindo o detetive belga Hercule Poirot e a idosa detetive amadora Jane Marple, ou Miss Marple.


CHEIRINHOS

RUDY




27 comentários:

  1. Olá Rudy!!
    Eu adoro os livros da AGATHA CHRISTIE, como gosto muito de romance policial, fiquei imensamente interessada em ler esse livro, quero conhecer a história e me surpreender com o final.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucia!
      Bom que tenha gostado.
      Boa páscoa!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  2. Gosto dos livros da Agatha, e acho ela maravilhosa mesmo.
    Fiquei com muita vontade de ler esse, eu só conhecia de nome, mas pela sua resenha, me deixou mais instigada.
    Principalmente porque deu pra ver que a Miss Marple é bem pra frente, chega chegando, além de boa profissional, ainda não li nenhum dela.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana!
      Miss Marple é uma figura, viu?
      Boa páscoa!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  3. Agatha sempre esteve à frente do seu tempo. Sempre trouxe mulheres fortes, repletas de vontades e claro, sempre com o nariz em pé..rs
    Este sempre foi um ponto que me fez amar as letras da autora e a forma como desenha seus enredos também é fascinante.
    Este livro ainda não li, mas deu muita vontade.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fofa!
      Falou perfeitamente sobre ela, é isso mesmo.
      Boa páscoa!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  4. Gostei muito da resenha, dá vontade de ler

    ResponderExcluir
  5. Oi Rudy!
    Adoro a autora, e amo as suas obras! Como ela virou um ícone do gênero, é uma grande representação.
    Acho que já li o "Cem grama de centeio" mas faz tanto tempo que não lembro de quase nada então sou louca pra reler.
    Que bom que você gostou do livro, a autora é realmente muito boa!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Catarina!
      Li a maioria dos livros dela na adolescência e agora ando fazendo releitura deles.
      Boa páscoa!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  6. Tenho até vergonha de dizer que nunca li nada da Agatha, pois sempre tive curiosidade e nunca me empenhei em corrigir este erro. Quem sabe não será no sorteio do top comentarista deste mês que a sorte mude, não é mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Catarine!
      Nada de ter vergonha, por vezes nossas atividades são tantas que não dá para lermos tudo que queremos...
      Quem sabe?...
      Boa páscoa!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  7. Quero muito ler todos os livros da Agatha, e esse é um bom candidato. Até hoje li pouca coisa, mas me apaixonei por todos e pelo estilo da autora. Adorei a resenha.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evandro!
      Ando fazendo as releituras e teremos muitas resenhas dos livros dela aqui.
      Boa páscoa!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  8. Amo as histórias de Miss Marple, sempre quis ser uma velhinhas como ela.
    Essa história não conhecia ainda, mas estou louca para ler, sempre fico querendo conhecer os assassinos.
    Essas capas também são muito fofas, sempre dão uma dica de como é a história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samantha!
      Amo a autora e sua personagem.
      Boa páscoa!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  9. Nunca li anda dessa autora, mas ela parece ser incrível. Já ouvi falar muito bem desse livro e depois da sua nota, fiquei ainda mais curiosa. Ótima resenha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduarda!
      Precisa ler, ela é fabulosa.
      Bom domingo!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  10. Tenho como meta ler todos os livros da Agatha. São tão incríveis. Quero muito ler esse tbm. Amei a resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Halana!
      Estou fazendo as releituras e amando.
      Bom domingo!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  11. Oi, Rudy!
    Eu amo romances policiais, mas infelizmente nunca li um livro da Agatha Christie, sempre tive curiosidade em conhecer a escrita da Rainha do crime contudo nunca tive a oportunidade... espero remediar isso futuramente.
    Não conhecia Cem gramas de centeio mas fiquei bem interessada, curiosíssima para descobrir quem está cometendo os assassinatos, e apesar de não curtir livros com vários personagens na trama vou arriscar a leitura sim... Valeu pela dica. Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Any!
      Estou fazendo a releitura dos livros dela.
      Tem sorteio aqui, participa, quem sabe ganha e conhece, ela é ótima!
      Obrigada!
      Desejo um mês de luz e paz!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  12. Oi Rudy, tudo bem?
    Eu li esse livro há um bom tempo já, em uma outra edição e gostei bastante.
    Bjkas

    http://www.acordeicomvontadedeler.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol!
      Estão reeditando os livros dela.
      Obrigada!
      Boa sorte!
      Desejo uma semaninha de luz e paz!
      Gratidão!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  13. E mais uma vez nossa querida Agatha nunca decepciona!
    Lendo os livros dela percebi esse envolvimento de vários personagens e também reparei nessa questão dela colocar a mulher em um tempo bem mais a frente que o da época.
    Tenho vontade de ler todos os livros dela e com certeza, esse me conquistou também.

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela era uma escritora bem avançada mesmo para seu tempo.
      Gratidão!
      Bom final de semana!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  14. Adoro finais surpreendentes que nos deixam de boca totalmente aberta rsrsrs realmente o titulo de Ranha do crime é mais que merecido para a Agatha.
    Curiosa para saber que é o assassino da vez. Adorei sua resenha.

    Bjos

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy