30/11/2017

RESENHA #92 - “A BASE ALIENÍGENA” (LITERATURA NACIONAL) - VANESSA DEL REY FONTANA


LIVRO: “A BASE ALIENÍGENA” (LITERATURA NACIONAL)
SÉRIE: CONTOS FANTÁSTICOS: QUANDO A REALIDADE TRANSPÕE A IMAGINAÇÃO
AUTORA:VANESSA DEL REY FONTANA
ILUSTRADORES: ML CPAS e LUIZINHO BASTOS
EDITORA: E-BOOK AMAZON
PÁGINAS – 9
CATEGORIA: FICÇÃO
ASSUNTO: FANTASIA


 

ANÁLISE TÉCNICA:

-CAPA-

Extraterrestres com olhos pretos e grande e uma nave acima deles.


- ESCRITA:

Narrativa descritiva em 3ª pessoa desconhecida.

SINOPSE:

“Nos anos oitenta uma família do interior de São Paulo viaja nas férias escolares das crianças para o Nordeste Brasileiro.
No Final da temporada, durante um passeio de carro eles se perdem numa estrada e vão parar numa reserva ecológica, ou será uma base alienígena?”

RESUMO SINÓPTICO:

ALFREDO e MARISSA moravam no interior de São Paulo e prometeram aos filhos: PEDRO de 15 anos, ANA PAULA de 14 anos e MARCELO de 8 anos que se estudassem e tivessem notas boas na escola, além de se comportarem, fariam em julho uma viagem para o nordeste. Alfredo era médico dermatologista e Marisa era formada em Letras, mas não trabalhava era dona de casa. Eles eram de classe média e estavam nos anos 80.
Os meninos cumpriram sua parte e partiram em viagem já com tudo pago, resort, alimentação, guia, etc... Era a primeira vez que viajavam de avião. Ao chegarem, foram recepcionados pela van que já os esperava. O Resort era um luco e após inspecionarem tudo no quarto, os meninos resolveram tomar um banho de piscina, queriam aproveitar cada minuto daquela semana.
Aproveitaram tudo que tinham direito, passeios, alimentação, praias, piscina, artesanato, enfim, todas as atividades programadas. Saíam pela manhã e chegavam a noite. Nos dois últimos dias, ficaram sem programação e resolveram alugar um carro e ir para cidades circunvizinhas. Contrataram guia local por meio período e após curtirem a praia, se despediram do guia e pegaram a estrada para retornar ao Resort.
Sem querer pegaram uma estrada secundária que não estava no mapa, mas não se preocuparam porque ainda era 13:00h e resolveram ver até onde daria. Acabaram encontrando uma RESERVA ECOLÓGICA, mas estava fechada. Tocaram a buzina e apareceram 7 jovens, 5 homens e 2 mulheres, vestidos de jeans e camiseta, diziam ser estudantes que estavam fazendo uma pesquisa patrocinada pelos norte americanos, mas nenhum tinha sotaque. Os estudantes separaram em dois grupos, um levou os pais, e o outros os filhos.
Ana Paula aos poucos foi percebendo que havia algo errado, a moça que os guiava apenas falava, mas não respondia nenhuma pergunta, na reserva não tinha aves e animais e Ana achou tudo aquilo muito estranho. Ao retornarem do passeio sem graça, percebeu que os pais e o irmão pareciam hipnotizados e não tinham percebido nada...
E apesar de ter passado apenas uma hora e meia, quando retornaram ao resort, já era noite e isso deixou Ana Paula ainda mais intrigada...
Aquelas pessoas não eram humanas.

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA:

Como gosto demais de ficção com alienígenas, achei que esse conto seria muito bom, mas confesso que achei apenas mediano. Por que? Porque na verdade ele apenas descreveu os passeios e os acontecimentos, porém, mesmo tudo sendo estranho, não houve nenhum acontecimento que evidenciasse que os jovens na reserva eram alienígenas, apenas a suposição de Ana Paula, e, também, não houve explicação alguma sobre o que faziam e porque hipnotizaram a família...
É um conto de fácil leitura e entendimento, mas ficção de verdade não teve nenhuma. Não sei se é porque faz parte de uma coletânea e pode ser que em outros contos haja a explicações que questiono, enfim, é apenas um entretenimento rápido, mas sem grandes expectativas.
Aconselho que leiam e tirem suas próprias conclusões.

NOTA : 3,00 de 5,00

Emoticon tristeEmoticon triste


SOBRE O AUTORA:


Resultado de imagem para ESCRITORA VANESSA DEL REY FONTANA

VANESSA DEL REY FONTANA nascida em 13 de junho de 1993, em Santo André, Bacharel em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, pós-graduada em Acupuntura no Instituto Superior de Ciências da Saúde – INCISA. Membro da União Brasileira dos Escritores e da Academia de Letras de São Caetano do Sul.
Outras obras publicadas:
Poesia/Literatura
-Ciclo poético: emoções à flor da pele
-Poemas que tocam a alma
-Poemas que tocam a alma II
Autoajuda/Espiritualismo/Autoconhecimento
-A visita do diabo: possessão demoníaca
-Dominação: reflexões sobre a vida
-O Tao da busca: Caminho para o autoconhecimento
- O Tao da busca II: através de vidas passadas
- Sete véus

Contato:
Vanessadrfontana.blogsplot.com.br



CHEIRINHOS
RUDY



11 comentários:

  1. Olá, gosto muito de livros de ficção, mas esse livro/conto me pareceu meio estranho, sem explicação nenhuma, se realmente eram alienígenas e o porque de terem hipnotizados os pais e o irmão, mas mesmo assim gostaria de ler!!

    ResponderExcluir
  2. Eu já não curto muito ficção científica, miga.
    E se é mais leve assim, acho que também não lerei não.
    Não entendo bem o gênero.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu já li livros sobre alienígenas, mas pq eram aliens completamente diferentes, mas eu nunca fui muito fã de ufologia.
    E mesmo que não sejam exatamente alienígenas, o livro em si não despertou o meu interesse em lê-lo.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde!! Muito obrigada pela visita, gostei muito! E gostei muito daqui do seu blog, tudo muito bonito e iluminado! Adoro saber sempre sobre livros, este parece ser bem interessante por esta temática. Volte mais vezes!
    Tenha uma ótima sexta feira.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Rudy!

    Ufologia é um assunto que nunca me despertou interesse, porque sempre são especulativos e cheios de crenças inverossímeis e pessoais. Mas aqui estamos falando de ficção, então vale tudo. Eu daria chance ao conto, e talvez se ele fosse um pouco maior daria para explorar melhor o assunto. Mas como você disse, ficar só com especulações não daria o mote de considerá-lo como um conto de alienígenas.

    ResponderExcluir
  6. Eu gosto de assuntos relacionados à vidas extraterrestres, pena a autora não explorar tão profundamente, pelo menos nesse conto. Sou um daqueles fãs de Arquivo X e seus mistérios e conspirações.

    ResponderExcluir
  7. Oi Rudy!
    Não leio muito ficção com extraterrestres, então não me interessou muito a leitura e com sua resenha fiquei menos interessada ainda. Só a descrição dos fatos parece um pouco mais entendiante.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Catarina!
      Amo ficção com RTs, mas tem livros no gênero que não são tão bons quanto imaginávamos.
      Desejo uma semaninha abençoada!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  8. Oi Rudy, tudo bem com você?
    Não conhecia o livro e pelo que observei, a premissa é bem diferente.
    Gostei muito da dica.
    Bjkas

    http://www.acordeicomvontadedeler.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CArol!
      Como gosto de ficção, gostei.
      GRATIDÃO!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  9. Não leio esse tipo de ficção que envolvem alienígenas. E acho que devido a esse fato, eu o enredo do livro não me interessou tanto.
    E, por conta do que você relatou na sua resenha, por não ter tido seus questionamentos esclarecidos e não ter sido detalhado o suficiente, a história não me agradou.
    Mas para quem gosta, vale a pena rs

    Bjos

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy