11/12/2016

RESENHA #27 - “AS LIÇÕES DO MESTRE CONFÚCIO” - CONFÚCIO

LIVRO: “AS LIÇÕES DO MESTRE CONFÚCIO”
TÍTULO ORIGINAL: “LUNYA”
TRADUÇÃO: ANDRÉ BUENO
AUTOR: CONFÚCIO
EDITORA: JARDIM DE LIVROS
PÁGINAS – 96
1ª  EDIÇÃO 2013
CATEGORIA: FILOSOFIA
ASSUNTO: PENSAMENTOS
ISBN: - 978-85-63420-33-6



CITAÇÃO: ” O Mestre disse: Aprender é perseguir um objetivo; se não alcança, receie esquecer o que já sabe”. (pág. 56)

ANÁLISE TÉCNICA:

-CAPA-

Toda em marrom escuro com a foto de Confúcio e ideogramas.
Feita por Alan Maia.
Simples, porém carregada de significado.

(nota: 4,80 de 5,00)

-DIAGRAMAÇÃO:


A diagramação do livro é linda com as folhas que tem bordas e logotipos em chinês.


Introdução falando um pouco sobre a vida do autor e o restante do livro com pensamentos de Confúcio.

Vários ideogramas chineses.

As letras são um pouco acima da média e as folhas amareladas e tem algumas folhas pretas com letras cinzas, facilitam a leitura.

Muitas gravuras que retratam o próprio Confúcio e alguns dos lugares onde ‘pregava’.


Diretora editorial: Fernanda Emediato.
Assistente editorial: Adriana Carvalho.
Projeto gráfico e diagramação: Megaarte Design.

(nota: 5,00 de 5,00 )

- ESCRITA:

A escrita é em primeira pessoa pelo autor e a tradução feita direto do Chinês, muito bem feita.

Inclusive a tradução dos ideogramas que trazem muito significado para o livro.

Preparação de texto: Vinícius Tomazinho.
Revisão: Leonardo Porto Passos.

 (nota: 5,00 de 5,00)

CITAÇÃO: “O Mestre disse: ‘Só os mais sábios e os mais estúpidos nunca mudam’”. (pág. 87)

RESUMO SINÓPTICO:

“Esta é uma seleção de ensinamentos de Confúcio (551-479 a.C.), um dos maiores vultos da filosofia e da religião. Confúcio ensinava que a sobrevivência da civilização depende do exercício correto de uma cultura racional, da prática de uma moral eficaz em inibir o mal e ensejar o altruísmo e a bondade. Os preceitos confucionistas defendem uma base humanística na educação, cujo cerne é o aspecto humano e moral. Para o Mestre, o tipo ideal de indivíduo é o Junzi, o “educado”, uma pessoa de bons modos, instrução e qualidades morais elevadas. Traduzidos direto do chinês, estes pensamentos compõem um guia indispensável para nos aconselhar em tempos confusos e de relativismo moral como os de hoje.”

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR:

O livro é uma verdadeira inspiração para vida com os ensinamentos do mestre Confúcio.

Não é um livro religioso ou tendencioso, é um livro de aprendizado através das experiências vividas pelo mestre.

É um daqueles livros que temos de ter na cabeceira e em algum momento de dificuldade ou euforia, podemos abrir uma página e ler o que está escrito e aquilo nos fará refletir mais sobre o momento vivido.

Talvez algumas pessoas não gostem por ser um livro de reflexão, porém indico para todos que buscam uma evolução interior e ensinamentos para a vida.

Leiam, é o que digo.

NOTA : 4,80 de 5,00



SOBRE O AUTOR:

Resultado de imagem para fotos de confúcio

Pouco se sabe acerca de Confúcio (Kung-fu-tzu). O sábio terá nascido em 551 a.C., no antigo principado de Lu, na moderna Xantum, descendente do clã dos Kong. Sabe-se que a família era de origem nobre, mas por circunstâncias desconhecidas a sua família era bastante humilde. Nessa época o regime imperial entrava em decadência.
Era conhecido como um jovem educado, cortês e justo. Viajou muito e estudou durante vários anos na capital imperial de Zhou, onde teve oportunidade de conhecer Lao Zi, o fundador do Daoismo.
Casou-se aos 19 anos e, ainda jovem, entrou para a administração estatal de Lu, alcançando o cargo de ministro da justiça. Deixou o cargo por não concordar com algumas das práticas, pois estava cansado das intrigas da Corte.
Confúcio troca a vida política pelo ensino, tornou-se famoso como professor. Com a idade de 35 anos, viu a sua carreira de professor interrompida por uma prolongada e sangrenta guerra, conduzida pelo Duque Chao do estado de Lu. Terá sido durante esse período que Confúcio foi chamado a exercer funções políticas, por um breve período, como conselheiro político do Duque Chao.
Confúcio começou a divulgar seus ensinamentos com a idade de 50 anos. Empreendeu longas viagens. Viajando e conversando, atraiu muitos discípulos, impressionados com sua sabedoria e a elevação de seu caráter. Suas idéias expandiram-se pelo país e logo por toda a China.
Durante as suas viagens é preso e vê-se envolvido em lutas de senhores da guerra rivais. Viajou mais de dez anos por vários estados da China Imperial, servindo como conselheiro político. Após longa peregrinação, aos 69 anos, Confúcio retornou a sua terra natal, Lu, passando o resto dos seus dias a ensinar e a escrever.
A partir da dinastia Han (206 a.C. - 220 d.C.), diversos governantes passaram a se inspirar nas idéias de Confúcio, para a organização da sociedade. O filósofo, porém, não deixou uma obra escrita sua: através de seus discípulos suas meditações foram recolhidas.
Durante a dinastia Han foram compilados os chamados clássicos de Confúcio. Entre eles estão vários livros importantes da tradição cultural da China, como o "I-King" ou "I-Ching", "O Livro das Mutações", o "Chu-King", "O Cânone da História", o "Chi-King", "O Livro das Canções" e o "Li-King", "O Livro dos Rituais".
O Templo de Confúcio, na cidade de Qufu, atual província de Xantung, tornou-se, através dos séculos, local de veneração. Sua filosofia ainda exerce imensa influência sobre o pensamento e a mentalidade chinesa nos dias de hoje. Confúcio é, ainda, o mais influente filósofo chinês. Os adeptos de Confúcio estão espalhados por Taiwan, Japão, Singapura, Coreia do Sul, Malásia e República Popular da China. Estima-se em mais de 400 milhões o número dos seus seguidores.

Nasceu em 551 a.C. e terá morrido em 479 a.C. Viveu, portanto, 72 anos.

CHEIRINHOS
RUDY

PENSAMENTO DO DIA:


"Se o papai Noel ainda não chegou, aguarde-me. Brindarei com você as festividades do Natal, dividindo com todos as melhores cantigas de amor na celebração do Nosso Salvador." (Erasmo Shallkytton)








6 comentários:

  1. Oi,Confúcio foi um dos maiores filósofos de todos os tempos.
    Ainda hoje,seus ensinamentos são preciosos.

    E esse livro realmente está lindo!

    Acho que vale à pena tê-lo!

    ResponderExcluir
  2. Oi Rudy! Que livro lindo! Eu já encontrei trechos de ensinamentos de Confúcio em alguns livros de filosofia, mas nunca li um livro sobre ele propriamente dito. Adorei a dica, imagino que seja uma leitura bastante enriquecedora.

    ResponderExcluir
  3. Eu soube um pouco da vida dele por meio de uma matéria que tenho na faculdade, os ensinamentos são bem bonitos mesmo. Se eu ganhasse o livro, leria com certeza.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/
    Participe dos SORTEIOS de Natal que estão rolando lá no blog!

    ResponderExcluir
  4. Hum...nao conhecia esse livro, Rudy, mas gostei muito da ideia dele. Adoro confucio e seus pensamentos. A diagramação está sensacional mesmo.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  5. Sou loouca para ler algo do Confúcio, e esse parece ser ótimo mesmo!
    Bem cativante e inspirador!
    Dica anotada aqui!
    bjão
    elvisgatao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Confúcio era um verdadeiro gênio.
    Muitos livros que já li falam algo sobre ele ou fazem alusão à algo relacionado... quero muito ler um livro dedicado inteiramente à ele... e amei a capa deste livro.

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy