06/12/2016

DIÁRIO ESPIRITUAL #294 - 06/12 - Solidão


Dia de São Nicolau Imagem 3



Cultive seu coração para produzir uma colheita de Verdade, Retidão, Paz e Amor. – Baba




Pensamento para o dia 06/12/2016

Para desenvolver kshama (paciência), você deve praticar quatro tipos de pureza - 1. Dravya Soucham (pureza material); 2. Manasika Soucham (pureza da mente); 3. Vak Soucham (pureza na fala); 4. Kriya Soucham (pureza na ação ou pureza do corpo). A pureza material abrange todas as coisas usadas por uma pessoa, desde roupas, alimentos, utensílios de cozinha, até casas e todas as coisas variadas usadas por uma pessoa. Tudo o que está em uso diário deve estar completamente puro. A pureza da mente exige a eliminação total dos apegos e aversões da mente. Pureza na fala implica em evitar falsidade e linguagem abusiva, fofocas caluniosas e fala que causam dor aos outros. Uma língua vil suja a mente e desumaniza o homem. O corpo deve ser purificado executando Achamana com água (este ritual envolve pronunciar os nomes do Senhor três vezes e beber três colheradas de água da palma da mão) (Discurso Divino, 07 de janeiro de 1988)

Sathya Sai Baba




"Não graceje o tempo todo com os outros. Seja alegre e jovial por dentro. Por que dissipar em conversa inútil as percepções que você ganhou? Palavras são como balas: quando você gasta sua força em conversas frívolas, seu estoque de munição interna é desperdiçado. Sua consciência é como um balde de leite: quando você a enche com a paz da meditação, deve mantê-la assim. Gracejos geralmente são falsas diversões que provocam buracos nas laterais do seu balde e fazem com que todo o leite de sua paz seja derramado."

(Paramahansa Yogananda, numa conversa com discípulos.)


CHEIRINHOS
RUDY


PENSAMENTO DO DIA:

"O Natal! A própria palavra enche nossos corações de alegria. Não importa quanto temamos as pressas, as listas de presentes natalinos e as felicitações que nos fiquem por fazer. Quando chegue no dia de Natal, vem-nos o mesmo calor que sentíamos quando éramos meninos, o mesmo calor que envolve nosso coração e nosso lar." (Joan Winmill Brown)







4 comentários:

  1. Oi,todos nós temos que ter muito cuidado com o que falamos." Ser alegre e jovial",nos trás paz.
    Mas cuidado maior temos que ter com pessoas que aparentemente querem te apoiar. Na verdade querem é colher para espalhar sua vida aos outros...
    E ficar atento para não seguir os passos dessas mesmas pessoas.

    Cuidado com fofocas!!!!! :/

    ResponderExcluir
  2. Sim, devemos gastar nosso tempo com quem merece e não ficar perdendo tempo xingando, humilhando, etc.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. certa vez li que as palavras ditas são como prata e as escritas como ouro... devemos sempre pensar antes de nos expressar.. bjs e cheirinhos

    ResponderExcluir
  4. Devemos sempre pensar bem antes de falar algo, a palavra dita não pode ser desdita, e não se pode voltar atrás. Às vezes falamos sem pensar e podemos acabar magoando alguém, que talvez não mereça. Embora da boca de algumas pessoas saía apenas maldades e calúnias pq é apenas isso que elas têm no coração!

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy