10/11/2016

RESENHA #23 - ”LUA DE SANGUE” (LITERATURA NACIONAL) - CRIS ELIOT

LIVRO: ”LUA DE SANGUE” (LITERATURA NACIONAL)

SÉRIE: SAGA LUA DE SANGUE

AUTORa: CRIS ELIOT

EDITORA: SELO JOVEM

PÁGINAS – 300

1ª  EDIÇÃO 2016

 CATEGORIA: FANTASIA

ASSUNTO: ROMANCE SOBRENATURAL

ISBN: - 978-85-66701-00-0


CITAÇÃO:” A narração da criação em seis dias é uma metáfora, Elise – repetiu meu nome sem me responder como o conhecia. – Não é um modelo explicativo d ciência natural Tem um propósito de mostrar que tudo que existe não é fruto do acaso, quanto mais o homem que é a obra-prima. A fé aponta para o sentido das coisas, enquanto a ciência diz como as coisas se desenvolveram. São campos separados e complementares. Uma não pode invadir o terreno da outra.” (págs 18/19)

ANÁLISE TÉCNICA:

-CAPA-

Uma lua cheia vermelha em cima de um fundo totalmente preto.
A simplicidade da capa traduz todo sentido contido no livro e no enredo.
Feita por Aldemir Alves.

(nota: 4,80 de 5,00)

-DIAGRAMAÇÃO:

Letras pretas um pouquinho abaixo da média em folhas amareladas.
Conteúdo: dedicatória; pensamento; 28 capítulos numerados e com títulos; epílogo e prólogo.
Tamanho: largura frente 16cm, costas 16cm. Espessura 23cm, lombada 11mm, orelhas 2 x de 7cm.
Peso bruto: 450 gramas
Feita pela Editora Selo Jovem.

(nota: 4,80 de 5,00 )



- ESCRITA:

Narrativa descritiva/explicativa feita em primeira pessoa pela protagonista Elise, mostrando, além do ponto de vista pessoal, uma forma abrangente dos acontecimentos.
É uma narrativa fluida, rápida, de fácil entendimento que deixa o leitor curioso a cada novo capítulo para descobrir os mistérios que estão porvir.
Pequenos erros gráficos que merecem uma correção da editora, mas que em nada atrapalha a leitura.
Revisão/adaptação feita por Rennan Rezende.

(nota: 4,80 de 5,00)

CITAÇÃO:
“-Elise, não se volta ao passado para fazer um novo começo, porém é possível recomeçar agora e fazer um final diferente.” (pág. 75)

“Não renuncie sua vida por nada, nem por ninguém. A vida é muito curta para se sacrificar pelos outros.” (pág. 120)

RESUMO SINÓPTICO:
Elise Stein mora em Avem. Filha de pai judeu e mãe católica nunca se importou muito com o aprendizado bíblico orientado pela mãe. Mora nas montanhas que rodeiam Avem com Isaac, com quem é casada há 5 anos; eles são amigos de infância e antes da morte do pai dela, cede ao pedido dele em que se casem para que fique segura.
Isaac é filho de pais judeus, amigos dos pai de Elise. Desde a adolescência ele é apaixonado por Elise e se casa com ela por esse motivo, entretanto, aos poucos percebe que a mulher não o ama como marido, apenas como amigo. Entrega-se ao vício do álcool e passa a maltratá-la tanto verbal como fisicamente.
Após mais uma das bebedeiras de Isaac, Elise corre para o interior da floresta na tentativa de esquivar-se das agressões que já não aguenta mais... No céu uma lua vermelha como sangue ilumina a floresta e com a aproximação de Isacc, Elise se revolta e acaba descobrindo poderes que não sabia ter... fica totalmente confusa e chocada consigo mesma e coloca Isaac para dormir por dias...
Elise sofre uma transformação surpreendente e conhece seu protetor: Custódio, por quem se sente atraída e parece que ele corresponde, mesmo que de forma desastrada. E proibida.
Elise descobre que tem a missão de preparar a Terra para ‘o ciclo de integração’ provocado pela Lua de Sangue. Não se acha capaz de conduzir outros elementais (humanos que dominam determinado elemento: ar, água, terra ou fogo) como ela e todo aprendizado tem de ser rápido, através de anjos e arcanjos, porque o mal está cada vez mais perto, causando catástrofes e tentando dominar a terra, além de tentar ‘roubar’ um objeto mágico que nem ela mesma sabia que possuía.
Entre o coração dividido pela paixão de Custódio e o dever em comandar os elementais e a aprender a dominar seus poderes, conhece os novos amigos que vão auxiliá-la na árdua tarefa para manter o equilíbrio entre o bem e o mal.

CITAÇÃO: “ [...] Os grandes teólogos afirmam que a possibilidade do mal é, ao mesmo tempo, consequência de um grande bem que é a liberdade e ela é necessária para se realizar um bem ainda maior que consiste no mérito, isto é, usar a liberdade para fazer coisas boas como ajudar alguém faminto ou cuidar de um doente – complementou o padre.” (págs. 167/168)

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA:
Quem acompanha minhas resenhas aqui no blog sabe da dificuldade que tenho em resenhar um livro que gosto muito, mas tentarei expressar em palavras minha opinião sincera sobre a leitura...
E quem me acompanha também sabe da minha grande paixão pelos seres fantásticos denominados anjos, até me considero um pouco estudiosa sobre o assunto e ao me deparar com um enredo onde esses seres são protagonistas, imagine o tamanho da minha euforia.
Dito isso, a primeira coisa que quero falar é que a autora me parece uma estudiosa do assunto também, porque toda hierarquia narrada no decorrer da história e a forma como foi abordada através das explicações bíblicas ou não, mostra um total conhecimento do assunto, mesmo que em algumas passagens um tanto tendenciosas para o lado religioso, embora seja um livro de ficção e não de imposição religiosa, se que é me faço entender...
Claro que tem um início de romance, porém esse não é o foco principal do livro. O principal é todo processo de conhecimento pessoal em busca de uma forma de conter o mal que vem se alastrando pela terra, é o auxílio dado pelos protetores espirituais com seus poderes fantásticos, como: teleporte, leitura de mente e outros... Gente! Já se imaginou lendo a mente de outra pessoa? Saber todos seus segredos mais íntimos? E se movimentar em segundos de um local para outro? Fiquei embasbacada com as razões exposta para que os protetores tenham tais poderes e para saber o por quê, você terá de ler o livro e acompanhar todos os mistérios e todo suspense descrito durante as páginas do enredo.
Fato é que o livro é bem escrito, bem fundamentado, o que torna uma ficção crível e possível de acontecer. Eu pelo menos crio!!
Recomendo demais a leitura e já estou aqui sentadinha esperando o próximo volume para embarcar novamente na luta celestial e terrena entre o bem e o mal.


NOTA : 4,80 de 5,00


SOBRE O AUTORA:



‘Lua de Sangue’ é o primeiro romance de Cris Eliot ou, se preferir, Cristina Rodrigues Eliot. A autora nasceu nos Estados Unidos, mas seus pais eram brasileiros. Aprendeu desde cedo o português e se apaixonou por literatura lusa. Decidiu escrever seu livro graças à influência de sua irmã e escolheu lançar primeiro no Brasil por ser a terra “onde seu coração está” como costuma dizer. Vive atualmente com seu marido no Texas e seus dois filhos gêmeos que dão muito trabalho. A Selo Jovem teve que convencê-la a criar uma rede social. Cris é muito reservada e só aceitou a exposição, porque dividir a história de Elise Stein se tornou “uma lei, um imperativo tão forte, quase uma ordem divina inescusável”.

EXEMPLAR CEDIDO PELA AUTORA.

CHEIRINHOS
RUDY


PENSAMENTO DO DIA:

"Aquilo que foi e que será, e até mesmo aquilo que é, não somos capazes de saber, mas quanto àquilo que devemos fazer, não apenas somos capazes de saber, como também o sabemos sempre, e somente isso nos é necessário." 
(Leon Tolstoi)

6 comentários:

  1. Achei a capa bonita e adoro historias com anjos. Interessante a historia aborda temas que acontece muito na realidade a agressão em mulheres e o vicio do álcool. Muito bom os personagens terem poderes, para enfrentar essa batalha que essa por vir.

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente que há uma dificuldade enorme pra resenhar livros que gostamos, principalmente porque dá vontade de falar só coisa boa. Não tive boas experiências com livros de anjos, mas por ter uma narrativa fluida e de facil entendimento acho que eu arriscaria.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Costumo dizer sempre que amo livros que abordam sobre anjos... me fascinam...
    Nunca li um livro nacional desse gênero... mas arriscaria.

    ResponderExcluir
  4. Parece ser um livro bem escrito e muito interessante!!
    Com um toque fantástico!!
    Fiquei com muita vontade de ler!!
    bjoss

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Eu já tinha lido a sinopse à alguns meses e me interessado pela leitura. Lendo a sua resenha, com certeza vou gostar e muito desse livro.
    Adoro história que tenham elementos misteriosos...
    Alê Bordados e Crochê

    ResponderExcluir
  6. Rudy
    Me interessei pelo livro pois assim como você gosto do tema, principalmente quando é bem tratado pela autora, como neste caso. Também achei a capa Linda.
    Só não gostei dos nomes dos protagonistas homens kkk. Ótima dica.
    abraços
    Gisela
    www.lerparadivertir.com

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy