04/06/2016

HORA DE REFLEXÃO #12 - "Conforme o amor"



Livro: Pão Nosso 

Citação Biblica: "Mas, se por causa da comida se contrista(afliges, entristeça, magoe) teu irmão, já não andas conforme o amor. Não destrua por causa da tua comida aquele por quem o Cristo morreu" - Paulo (Romanos, 14:15)
"Preconceitos dogmáticos fazem vitimas, em todos os tempos, e os herdeiros do Cristianismo não faltaram nesse concerto de incompreensão. Ainda hoje, os processos sectários, embora menos rigorosos nas manifestações, continuam ferindo corações e menosprezando sentimentos. Noutra época, os discípulos procedentes do Judaísmo provocavam violentos atritos, em face das tradições referentes a comida impura; agora não temos o problema das carnes sacrificadas no Templo; entretanto, novos formalismos religiosos substituíram os velhos motivos de polemica e discordância.[...] O discípulo que já conseguiu sobrepor-se a semelhantes barreiras deve cooperar em silencio para estender os benefícios de sua vitoria. Constituiria absurdo transpor o obstáculo e continuar, deliberadamente, nas demonstrações puramente convencionalistas, mas seria também ausência de caridade atirar impropérios aos pobres irmãos que ainda se encontram em angustiosos conflitos mentais por encontrarem a si mesmo, dentro da ideia augusta de Deus. Quando reparares algum amigo prisioneiro dessas ilusões, recorda que o Mestre foi igualmente a cruz por causa dele. Situa a bondade a frente da analise e a tua observação será construtiva e santificante. " (Um trecho do capítulo 83 - "Conforme o amor" - Livro Pão Nosso - Emmanuel/Chico Xavier)
Reflexão: Construindo o edifício do evangelho vivo que não para de crescer no chão de nossa alma imortal, vamos juntos reconhecendo a cada novo andar, que todos nós fazemos parte de uma mesma construção, de um mesmo "templo" que se eleva ao encontro de novas verdades reveladas a cada novo tijolo colocado. Novas verdades? Sim, para nós que dentro de nossas limitações damos as mãos uns para os outros no aprendizado compartilhado, na humildade de reconhecer que a verdade absoluta só Deus é que à possui. Cada andar de nossa construção representa papel importante, e ocupa uma posição de relevância no contexto geral da obra já construída até hoje. Quando vemos um prédio construído não conseguimos pensar nele sem a fundação, o primeiro andar e a cobertura. No edifício do evangelho, com ajuda de Emmanuel, somos inspirados a refletir que não há diferença de importância neste ou naquele andar, e cada qual representa parte fundamental no contexto geral da obra, apenas uns vieram antes e outros depois no tempo da evolução espiritual humana, onde Jesus Cristo esteve presente em todas as minucias desta construção inspirando corações. Um belo dia Ele veio pessoalmente, e o "verbo se fez carne" para nos instruir diretamente com a sua vida, sendo Ele o "templo vivo", o evangelho de Deus em sua expressão máxima na Terra. Roguemos a Jesus para que os formalismos não nos separem mais, respeitando o sentimento que cada um de nós tem dentro da religiosidade que abraçamos, sem menosprezar o sentimento de ninguém. Para andar no amor aprendamos com o Cristo que morreu por todos: judeus, gentios, pagãos... por toda humanidade sem distinção de formas ou sistemas. E terminamos a reflexão com esta ultima frase de Emmanuel neste capitulo, que nos convida a união universal: "Toda vez que houver compreensão no cântaro de tua alma, encontraras infinitos recursos para auxiliar, amar e servir."


Obrigada por tão linda contribuição queridaRosa Maria.

Bom final de semana.

cheirinhos
Rudy


PENSAMENTO DO DIA
    
"A sabedoria dos crocodilos consiste em verter lágrimas quando querem devorar."
(Francis Bacon)


 Comenta Imagem 3

Um comentário:

  1. Que mensagem linda, amiga!!
    Amei, foi bom refletir agora e pensar que muitas vezes deixamos que as coisas da vida, problemas, no tira a chance de amar mais, de ser mais caridoso e paciente. Assim como Jesus foi.
    Gostei demais dessa parte: "Roguemos a Jesus para que os formalismos não nos separem mais, respeitando o sentimento que cada um de nós tem dentro da religiosidade que abraçamos, sem menosprezar o sentimento de ninguém."
    bjooos

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy