23/02/2016

RESENHA #11 - LIVRO: ”OS LIVROS DE ESTEROS - 1” (LITERATURA NACIONAL) - ALDEMIR ALVES



LIVRO: ”OS LIVROS DE ESTEROS - 1”(LITERATURA NACIONAL)

SÉRIE: :”AS CRÔNICAS DE FEDORS”

AUTOR: ALDEMIR ALVES

ILUSTRAÇÕES: JUNIOR MENEZES/ALDEMIR ALVES

EDITORA: SELO JOVEM

PÁGINAS – 276

3ª  EDIÇÃO

CATEGORIA: LITERATURA BRASILEIRA

ASSUNTO: FANTASIA MEDIEVAL

ISBN: - 678-85-66701-03-6


 Os Livros de Esteros - As Crônicas de Fedors 1



CITAÇÃO: – A verdadeira família é aquela unida pelo espírito e não pelo sangue... Não tente usar suas mentiras contra minhas verdades, isso não funcionará comigo, gigante verde...Os verdadeiros guerreiros, usam somente a verdade, já os covardes lutam com a mentira.” (pág. 45)

ANÁLISE TÉCNICA:


-CAPA-

Metade de um rosto juvenil e uma cidade totalmente destruída com o título do livro ao centro.

A capa além de bonita e sinistra, tem tudo haver com o enredo do livro.

Feita por André Siqueira e Aldemir Alves.


(nota:4,50 de 5,00)



-DIAGRAMAÇÃO:

As folhas são amareladas e as letras pretas.

Conteúdo: dedicatória; mapa; explicação do autor; prefácio; processo de escrita; nota de autor; os capítulos não são numerados, tem títulos e são circundados por uma coroa de rei; epílogo; a mitologia Esteriana; e, agradecimentos e pensamentos. Ainda tem várias ilustrações.
 


Formato: 16 x 23 cm.

Tamanho: largura frente 16cm, costas 16cm. Espessura 23cm, lombada 3mm, orelhas 2 x de 7cm.

Peso bruto: 700 gramas

Feita pela Editora Selo Jovem.

 (nota:4,50 de 5,00 )



- ESCRITA:

Bem, a escrita do autor é bem descritiva, dando personalidade e formação a cada personagem. Gosto da escrita descritiva.O autor tem uma escrita envolvente e que nos faz ficar curiosos pelo que irá acontecer...embora, no início, temos de ir ao final do livro para primeiro conhecermos a mitologia de Esteros e depois retornar para o enredo propriamente dito.

Algumas coisas me incomodaram um pouco: primeiro alguns erros de ortografia, concordância e tipografia; nada que atrapalhe tanto a leitura, porém incomodam.

Outra coisa foi a troca dos nomes de alguns personagens, quem eram no enredo, etc... Dei para entender no decorrer da narração, mas caberia uma melhor revisão para o entendimento perfeito.

Assinalei aqui para melhoria, não como crítica destrutiva, porque o livro é bom e com as correções, poderá ficar ainda melhor.

(nota:3,50 de 5,00)



CITAÇÃO: “- Significa que nascemos para um propósito, a planta come a mosca para sobreviver, essa é sua missão de vida.” (pág. 98)

RESUMO SINÓPTICO:

O livro tem início com Salazar caminhando e encontra Fedors encostado em uma árvore. Apenas um espectro, um morto vivo,  que convida o viajante a escutar sua história...Se apresenta dizendo que faz parte da família Destrus.

Passamos então a conhecer a família Destrus. Mussafar é o Rei de Esteros e responsável pela paz durante os últimos anos de paz entre os reinos. É casado com Zinca, uma elfa amável e dócil. Eles tem dois filhos: o mais velho, Vamcast de aparência idêntica ao pai; e, Ardor o mais novo e que tem toda atenção da família.

Os meninos estudam luta e magia, apenas magia de cura e proteção que chamam de magia branca, em um local distante de onde moram. Vamcast se destaca em tudo, tem mais força, mais talento e muito mais maldade que Ardor. Ele se ressente por se achar o melhor e quem recebe mais amor e atenção é Ardor, gera em seu íntimo sentimentos de inveja e ciúme, trazendo à tona seu lado ‘negro’, carregado de maldade.

Vamcast quer aprender a magia negra e poder desenvolver sua maldade. Encontra em Destructor, um conselheiro do Rei, a oportunidade de desenvolver seus instintos e se torna o Rei dos Orcs.

Para obter a paz novamente, apenas uma batalha entre os dois irmãos poderá salvar o Reino, caso contrário, Vamcast trará todo o mal para os povos e Ardor é o único que pode impedir que aconteça a dominação total do mal.



ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR:

Como o livro foi dividido, começo logo dizendo que estou curiosa pela continuação, tamanho o envolvimento que tive com a leitura.

Sim, tem algumas coisas que poderiam ser melhoradas, como o comportamento do Rei em relação ao primogênito, ele aceitava tudo que o menino fazia e isso irritou um pouco, mesmo sabendo que foi um dos motivos do Vamcast ter se tornado totalmente do mal.Assim como Ardor que sempre encobria as saídas de Vancast e o protegia dos pais. Tinha ele como ídolo.

O enredo é inteligente com vários personagens fantásticos, já que é um livro de fantasia e gostei da forma como as personagens eram apresentadas de maneira bem descritiva.

Foi uma leitura agradável e interessante, porque mostra um mundo medieval totalmente diferente do que podemos imaginar, um mundo único e ainda agrega romance, criaturas místicas, comportamento e um enredo envolvente e criativo.

Recomendo a leitura!


NOTA : 4,20 de 5,00

  Emoticon triste


SOBRE O AUTOR:

 


Escritor e micro empresário de Ribeirão preto sp, criador dos livros de Esteros.

Aldemir Alves nasceu em 1981 em Uberlândia /MG – Brasil. Atualmente trabalha como Design gráfico e co-editor na Editora Selo Jovem. É um autor brasileiro contemporâneo, logo com o seu primeiro livro publicado  em 2011 começou a se destacar no cenário de fantasia, tendo novas oportunidades para publicar seus livros em algumas editoras. Escreveu histórias de fantasia épica, sobrenatural, e contos baseados no mundo de Esteros. Um de seus livros de mais sucesso é "As crônicas de Fedors". Aldemir é fã das criações de Stan – Lee, do mestre Tolkien  e do brasileiro Maurício de Souza. Os seus livros prediletos sempre foram ficção científica e Fantasia.

CORTESIA EDITORA SELO JOVEM.

 PARCERIA EDITORA SELO JOVEM

CHEIRINHOS
RUDY







 PENSAMENTO DO DIA
   




"Não importa saber se a gente acredita em Deus: o importante é saber se Deus acredita na gente..." (Mario Quintana)


 
 

10 comentários:

  1. Oie!! Tudo bem?

    Sou a Andressa Mendes, do blog Citando Palavras (citandopalavras.wordpress.com), e queria te informar que taggeei o seu blog =) caso tenha interesse em responder a tag adoraria que deixasse o link no post que está no Citando Palavras para eu ver e comentar...

    http://wp.me/p27fy4-Gk

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. fico encantada com as resenhas.... não sei se seria capaz de observar tão detalhadamente um livro... bjs e parabéns

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante esse livro, gosto de livro que envolvem toda uma mitologia, e mesmo com os errinhos citados, acho que valeria à pena ler.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  4. Gostei da resenha.
    Porem mitologia não faz meu gênero literário, que pena pelos erros.
    Bom dia.

    ResponderExcluir
  5. É tão ruim quando um livro com uma história tão boa tem erros =/ mesmo assim me deu vontade de ler, mas concordo com você: a revisão é um fator essencial para uma boa leitura.

    Beijos,
    Andressa - https://citandopalavras.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá, Rudy! Não conhecia o livro e me pareceu bem interessante. Gosto bastante de fantasia medieval. Erros na revisão incomodam mesmo, uma pena.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Não conhecia esse livro e não curto muito livro medieval, mas o que me chamou à atenção e a vontade de ler é saber que a história tem: romance, criaturas místicas, comportamento e um enredo envolvente e criativo.
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Facebook
    Twitter
    Instagram

    ResponderExcluir
  8. Eu gostei por ser um livro com uma trama medieval diferente.
    A explicação sobre a mitologia poderia ser no início, assim não correria risco de ver o fim sem querer haha.
    Achei a questão da guerra entre os irmãos ser a salvação do povo instigante.
    Pena que algumas coisas podiam ser melhores...
    Numa próxima edição talvez melhore.
    De qualquer forma fiquei bem interessada pelo livro.

    ResponderExcluir
  9. Ganhei esse livro aqui no blog e o acho lindo.
    As ilustrações dele são lindíssimas.
    Essa capa é metade da capa de um outro livro, de romance.
    Pelo que entendi, é uma mitologia criada pelo próprio autor. Ele é muito criativo.
    Realmente, a revisão deve ser melhorada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ganhou, leia, vale a pena.
      Gratidão por sua presença e comentário!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy