30/11/2015

RESENHA #63 - "A ESTRELA DOS MORTOS - 2”(LITERATURA NACIONAL) - RENAN CARVALHO



LIVRO:’A ESTRELA DOS MORTOS - 2”(LITERATURA NACIONAL)


SÉRIE:SUPERNOVA


AUTOR: RENAN CARVALHO



ILUSTRADOR: LICÍNIO SOUZA



EDITORA: NOVO CONCEITO



SELO: NOVAS PÁGINAS



PÁGINAS –480



1ª  EDIÇÃO



1ª IMPRESSÃO 2015



CATEGORIA: FICÇÃO



ASSUNTO: FANTASIA LITERATURA NACIONAL



ISBN: - 978-85-8163-791-4


 Supernova 2





CITAÇÃO:[...]” – O ser humano é abominável por definição. Apenas trouxe nossos instintos à tona. Quantos não querem passar por cima dos outros por benefício próprio. Quantos não desejam o mal de seus semelhantes? A raça humana já se devora faz tempo. Somos falsos, vis, cruéis. Você não odeia esse tipo de gente?” (pág. 147)


 




ANÁLISE TÉCNICA:





-CAPA-



Arqueiro com sua armadura completa e arma, sentado em frente a uma energia roxa.



Feita por Licínio Souza.



Tem haver com o conteúdo e dá a impressão que seja o próprio protagonista.





(nota: 5,00 de 5,00)







-DIAGRAMAÇÃO:



Impressão e acabamento: Intergraf 240715.



Símbolos e mapas: Renan Carvalho.



Produção editorial: Equipe Novo Conceito



As folhas são amareladas e letras pretas medianas.



Bem lúdico com ilustrações e mapas.

 

 

 

Conteúdo: sumário; prólogo; dividido em oito partes com 40 capítulos numerados e com diagrama; epílogo; e, três apêndices.

 

 

Bem completo!





(nota: 5,00 de 5,00 )







- ESCRITA:



A narrativa é feita em 1ª pessoa pelos protagonistas: Leran, Tlavi e Gueth. Capítulos separados para cada um, mostrando a opinião e visão pessoal.



Diálogos concisos e claros, de fácil entendimento e envolvimento pelo leitor.



Raríssimos erros de ortografia e concordância.





(nota:4,80 de 5,00)







CITAÇÃO:[...]  “Nada me alegrava mais do que um jardim bem cuidado. Quando transmitia meu carinho e atenção para as mudas, elas cresciam mais belas e isso me deixava feliz. Para mim, as pessoas são iguais às plantas. Se você as rega com carinho, olhe felicidade. E eu sempre tive certeza de que, para ser feliz, era necessário ter pessoas felizes ao meu redor.” (pág. 229)



RESUMO SINÓPTICO:



TLAVI HUR é enviada junto com os paladinos para Cimérium, a cidade Morte. A missão deles e descobrir a causa das mortes no minério de ferro. É obstinada, teimosa, enérgica, fria e até certo ponto, bem autoritária. Ela é a Estrela da Cura e se acha imbatível.



GUETH HUR é irmão de Tlavi e mora em Mabra com o pai doente. Para comprar a medicação necessária para o pai, acaba se envolvendo com lutas, mesmo contra vontade. É um rapaz tranqüilo que gosta de plantas e tem o dom de fazê-las crescer com rapidez. Manda correspondências para Tlavi vir curar o pai, entretanto, nunca obtêm resposta e fica revoltado com a irmã, já que ela poderia curá-lo...



LERAN YANDEL é o arqueiro de Acigam. Continua em fuga pelo deserto, em busca de alguém que possa orientar sua irmã a desenvolver seus poderes recém descobertos.



LUANA YANDEL é irmã de Leran e descobriu ser a Estrela da Luz. Precisa controlar seus poderes que ficam descontrolados quando entra em transe.



Leran e Luana fogem por serem perseguidos por caçadores contratados. Acabam no deserto causticante e são salvos pelo povo da areia, onde está o Polo Terra. Percebem que querem se aproveitar dos poderes de Luana e acabam saindo de lá para a cidade de Mabra, em busca de uma pessoa que poderá dar a origem do talismã que Luana usa.



Ao chegarem a Mabra percebem que a cidade é grande demais e não sabem por onde começar as buscas. Acabam morando e trabalhando em uma pensão. A maior vantagem é que lá passam seis meses de tranqüilidade, sem a perseguição dos caçadores e acabam conhecendo Gueth de maneira inusitada... E juntos, vão atrás de Tlavi que poderá ajudar Luana com seus poderes, já que também é uma Estrela.



O que não esperavam é ter de se envolver com uma luta contra a Estrela da Morte e suas criaturas abomináveis e quase imortais...



CITAÇÃO: “-A verdade é que tudo é relativo, Leran. Assim como a fonte que te impulsiona e te motiva. Não podemos julgar aqueles que tiram forças de lugares que não conhecemos. O controle é uma dádiva deste mundo. Alguns acham que ele vem da ciência, outros acreditam que ele vem da fé. [...]”. (pág. 407)



ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR:



Aguardava ansiosa pela continuação do livro anterior que considerei uma das melhores distopias lida no início do ano. E sabe o que é o melhor? A continuação é ainda melhor do que o livro anterior, por que? Porque tem mais ação, mais personagens atuando, mais ação e lutas, e, uma trama totalmente envolvente.



Somos apresentados a uma nova realidade onde há Estrelas que dominam cada tipo de energia, tanto do bem, como do mal; uma luta para manter o equilíbrio entre os poderes e pólos que são divididos; aos paladinos que tem seu próprios dominós de poderes e a várias outras pequenas histórias paralelas que se unem ao todo do enredo.



Duas coisas me incomodaram: primeiro, Leran que foi o protagonista principal do primeiro livro, neste me deu a impressão de ter se tornado um personagem secundário, já que a maioria do enredo gira em torno de Tlavi... e, o fato de Leran e Gueth, os únicos que não tem poderes, digamos: elevados, são justamente quem ‘salvam’  a população dos poderes maléficos da Estrela da Morte...fiquei bem intrigada com esse fato.



Claro que nada do que me incomodou, tira o brilho do livro bem escrito, onde todos os fatos são amarrados bem direitinho, a aventura bem desenvolvida e a fantasia bem delineada que nos transporta a um mundo cheio de dúvidas, onde algumas pessoas não são quem realmente aparentam e tem toda uma liderança por trás do ‘equilíbrio’...



O que digo é que a distopia é fascinante e indico para todos que gostam de um livro nem escrito e elaborado no estilo proposto. Leia que vale a pena!



Dá orgulho em ver nossos autores nacionais com tanto talento!



NOTA : 5,00 de 5,00



 





SOBRE O AUTOR:



 perfil 2

Renan Carvalho cresceu com um gosto inexplicável por histórias fantásticas. Amante de desenhos, HQs, filmes, games e livros,

aprendeu desde cedo a criar seu próprio mundo. Era aquele que na escola escrevia mais de vinte páginas nas redações e tirava zero por ter fugido do tema proposto. Com o passar dos anos, Renan deixou a fantasia de lado e voltou para o mundo real. Graduou-se em Marketing e passou a trabalhar em sua área de formação. Aos 25 anos, decidiu reler os cadernos empoeirados dos tempos de criança e redescobriu sua paixão.

Cortesia cedida pela Editora Novo Conceito!

 

cheirinhos
Rudy 



 PENSAMENTO DO DIA:
 




"Se o que você esta fazendo for engraçado, não há necessidade de ser engraçado para fazê-lo."(Charles Chaplin)



 

10 comentários:

  1. Já li outras resenhas do livro e apesar de não fazer muito o meu tipo, muito menos tendo lido o primeiro volume, a trama tem pontos interessantes.
    Primeiramente a parte física está muito bonita, adorei as ilustrações, elas estão muito caprichadas.
    O autor parece ter conduzido muito bem a história, é sempre bom quando o segundo volume de uma série consegue ser tão bom quanto ou mais que o primeiro.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Apesar de não gostar desse tipo de gênero literário, após ler várias resenhas sobre esse livro, e da para percebe o quanto a historia do livro e bem construída, com personagens envolventes, e por esses fatos o livro me chamou muito a atenção, por isso essa serie já está inclusa na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  3. Esse livro parece conter uma história muito forte e parece ser do tipo de gênero que eu gosto. Muito bom.

    Flores ao Chão

    ResponderExcluir
  4. Agora não me recordo se já havia lido resenha do primeiro (as vezes esqueço mesmo), mas independente de tal, ameeeeeeii a resenha e com certeza quero ler, principalmente por ter vários personagens diferentes (entre aspas) e com muuuuita ação.
    Até minha leitura.

    Bjsss

    ResponderExcluir
  5. Oi Rudy,
    Ainda não li nada do Renan, mas pelas tuas resenhas me sinto instigada a dar uma chance, para ver o que eu vou achar. Afinal temos de ler literatura nacional e valorizar nossas escritores. Beijos Elis!!!

    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. cara Rudy, distopias também são o meu fraco. e não é que agora temos uma brasuca! que legal! estou aguardando a chegada destes dois primeiros livros pra resenhar, acredita? então é ótimo saber que os livros são tão bons: o embate entre a ciência e a fé. quero ler rapidinho!!! ótima dica e resenha redondinha, como sempre.

    ResponderExcluir
  7. Ja te falei o quanto sou apaixonada por livros com mapas? Sou apaixonadissima. E com ilustrações 😍😍
    Como vc já sabe, eu tbm amo distopia... acho q é muito bom tbm para sair da mesmice e os clichês da vida kkkk. Parece ser um livro muito leve e envolvente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Halana!
      Também gosto muito de livros com mapas e de distopia.
      Aguardando o próximo livro dessa série que é fenomenal.
      Desejo uma semaninha de luz e paz!
      Gratidão!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  8. Gostei, essa mistura distópica fantástica é sempre gostosa e curiosa de ler!
    Parece ser bem original e diferente. O que já me ganha, porque duns tempos pra cá, tô lendo tanto clichê que já tô enjoada kkk
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana!
      Uma pena ainda não ter a continuação.
      Final de semana abençoado!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy