12/11/2015

RESENHA #60 - ”A ILHA DE BOWEN” - CÉSAR MALLORQUÍ



LIVRO:”A ILHA DE BOWEN”


SÉRIE:NÃO


TÍTULO ORIGINAL:”LA ISLA DE BOWEN”


AUTOR: CÉSAR MALLORQUÍ



TRADUÇÃO:CATARINA MELONI



EDITORA: BIRUTA



PÁGINAS – 524



1ª  EDIÇÃO 2014



CATEGORIA: LITERATURA JUVENIL



ASSUNTO: FICÇÃO



ISBN: - 978-85-7848-140-7

 


 A ilha de Bowen





CITAÇÃO:” – O clima desta maldita ilha é a versão meteorológica de uma dor de dentes...”(pág. 105)





ANÁLISE TÉCNICA:





-CAPA-



É um mapa azulado com a região que deve estar localizada a Ilha de Bowen.



Bem simples, porém objetiva.





(nota:4,00 de 5,00)







-DIAGRAMAÇÃO:



Folhas brancas e letras menores do que a média que dificultaram um pouco a leitura.



Conteúdo: dedicatória; pensamento; sumário; introdução; dividido em livro 1 – O enigma da cripta, dividido em 11 capítulos e livro 2 – Há tigres aqui, com 9 capítulos, capítulos numerados e com títulos; posfácio, e, sobre o autor e a tradutora.

 



Os capítulos são longos, porém tem divisões, o que não o deixa cansativo.

 



Alguns mapas e páginas de diário que são cinza.

 



 
 


FORMATO: 14 x 21 cm



CORES: 4 x 1 capa | 1 x 1 miolo



(nota:4,00 de 5,00 )







- ESCRITA:



É descritiva e com narrativa em 3ª pessoa desconhecida; diálogos inteligentes e hilários de forma sarcástica.



Uma parte é feita com páginas do diário de Samuel Durango, o fotógrafo.





(nota: 4,70  de 5,00)







CITAÇÃO: “- Minha avó Maggie era irlandesa e costumava dizer que, como a generosidade é uma virtude que agrada aos céus, não faz sentido deixá-la de lado na hora de servir um licor. Não seja mesquinho, professor.” (pág. 378)



RESUMO SINÓPTICO:



Ulisses ZARCO é um arqueólogo que trabalha para empresa SIGMA empreendendo viagens por todo o mundo e está prestes a embarcar para Venezuela, quando recebe a visita de Elizabeth Faraday e sua filha Katherine Foggart que estão a procura do marido de Elizabet, Sir John Thomas Foggart e o navio Brittania.



Mostram a Zarco alguns artefatos enviados pelo marido e agora estão seno perseguidas. Foggart deixou orientação para caso acontecesse alguma coisa, procurasse Zarco que ele as ajudaria.



Zarco é exigente, chato, rabugento, mandão e sarcástico. Não se dobra por pouca coisa, principalmente às vontades de uma mulher... e fica relutante em ajuda Lisa, até mandar analisar os artefatos e ficar fascinado.



Contrata o fotógrafo Samuel Durando para acompanhá-los na aventura em busca de Foggart, no navio Saint Michel, liderado pelo capitão Verne e sua tripulação...



E aí começa toda aventura até atingirem A Ilha de Bowen...





ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR:



Começo logo dizendo que não é à toa que o escritor ganhou vários prêmios com esse livro: PRÊMIOS | SELEÇÔES:Prêmio Cervantes Chico 2015 | Espanha;

Prêmio Nacional de Literatura Infantil e Juvenil 2013 | Espanha;Prêmio Edebé de Literatura Juvenil 2012 | Edebé – Espanha; Nomeado ao Celsius Award | Espanha.O livro é bom demais!!



Embarquei de cabeça no navio Saint Michel e acompanhei cada passo de toda trajetória para se chegar a Ilha de Bowen  e descobrir o paradeiro de Foggart e do navio Brittania.



O que posso dizer? Para quem como eu gosta de uma boa ficção, elaborada, bem explicada e carregada de aventuras inimagináveis, vai adorar!



Para quem como eu gosta de mapas, história, citações de outros personagens da história como Arthur Conan Doyle, Júlio Verne e outros... vai amar!



Para quem como eu gosta de mistério, extraterrestres, personagens bem escritas e elaboradas, diálogos construtivos, humor sarcástico, raciocínio lógico,química e outros tantos outros assuntos que são abordados no livro, inclusive jogo de xadrez, vai se regozijar com a leitura.



O que mais posso dizer? É que é um livro muito bem escrito, carregado de aventura e conhecimento, envolvente, que nos transporta à lugares desconhecidos e terras jamais vistas. E tudo acompanhado por mapas que dá um quê de conhecimento.



O que mais posso dizer? Leiam!!! O livro vale muito a pena, foi um dos melhores no gênero que li esse ano.



NOTA : 5,00 de 5,00

 



SOBRE O AUTOR:

César Mallorquí



Quem dera eu soubesse; seria maravilhoso conhecer a mim mesmo… Mas tentarei fazer uma aproximação: nasci em Barcelona, mas vivo em Madri. Sou muito alto, muito grande e muito calvo. Tenho mais anos do que gostaria, sou casado e tenho dois filhos, Óscar e Pablo, de 28 e 24 anos, respectivamente. Trabalhei como jornalista, com publicidade na área de criação e, desde 1995, como escritor profissional. Sou aficionado de literatura, cinema, fotografia, quadrinhos, viagens… Adoro viajar e, embora tenha visitado vários países da América, nunca fui ao Brasil! Um erro que espero corrigir assim que puder. O que menos gosto em mim mesmo? A impaciência. O que mais gosto? Minha imaginação e meu senso de humor, porque tornam a vida mais agradável (e espero que façam o mesmo com a vida daqueles que me conhecem e que me leem).

Cedido pela Editora Biruta para o BOOKTOUR organizado pela Mila Ferreira do Blog De Livro em Livro.


cheirinhos

Rudy


 


 PENSAMENTO DO DIA:
 


"Bendito quem inventou o belo truque do calendário, pois o bom da segunda-feira, do dia 1º do mês e de cada ano novo é que nos dão a impressão de que a vida não continua, mas apenas recomeça..."(Mario Quintana)


 

13 comentários:

  1. Rudy, acho essa capa linda; com certeza compraria pela capa e resenha, mas tem uma coisa que talvez me deixe reluzente: o tamanho da fonte, tenho problemas em conseguir terminar livros com fontes muuuitos pequenas; recentemente comecei a usar óculos de descanso e talvez isso mude, do contrario por esse motivo posso demorar dar uma chance ai livro. Tirando a parte da letra, ameiiii a resenha e sim gosto de mapas e mistérios a serem descobertos (foi o que entendi pelos menos) e isso me aguça a curiosidade.
    Espero que o autor venha ao Brasil o mais rápido possível.

    Bjsss

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o livro, mas gostei da premissa e ele parece reunir diversos elementos que adoro, que aumentam a chance de ser uma ótima leitura, com mistérios e um humor sarcástico que adoro quando bem feito.
    A parte física do livro não deixa a desejar ao meu ver, apesar da fonte um tanto pequena e os capítulos um tanto longos, adorei as ilustrações internas e a capa, parecem combinar perfeitamente com a trama.
    O livro acaba de ser adicionado a minha lista mais que infinita.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. cara Rudyinha, um livro próximo da nota 5, vindo de ti, já é motivo mais que suficiente para que eu coloque o danadinho em meus desejados.
    ele tem todos os ingredientes que me fazem ler com prazer, a mistura de FC e autores consagrados e mais uma pitadinha de mistério é tudo de bom.
    existem livros que acabamos de ler que nos deixam sem palavras, a resenha não fica como a gente quer e o que importa é deixar fluir a emoção. este me parece o caso de "a ilha de bowen". estarei certo?

    ResponderExcluir
  4. Olá, Rudy.
    Esse livro parece ter tudo que eu gosto! Tem mistério, aventura e até ets. haha Além disso, adoro livros com mapas e boa diagramação. Certamente preciso dessa obra para ontem!

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de novembro. Você pode ganhar um livro incrível!

    ResponderExcluir
  5. A capa do livro realmente e muito linda, mas não costumo ler esse tipo de gênero literário, pois nunca consigo me envolver com a história, por isso a trama desse livro não me chamou muito a atenção, mas para quem gosta é uma boa indicação de leitura.

    ResponderExcluir
  6. lindona, passando pra desejar um feliz restinho de domingo e uma semana de muita luz
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    A capa é linda, já nos deixa com vontade de folhear o livro e lendo a sua resenha já fiquei sem fôlego!
    Adorei! Com certeza leria na boa!
    Adoro aventuras!
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Facebook
    Twitter
    Instagram

    ResponderExcluir
  8. Olá Rudy,

    Estou tão feliz por você ter participado do Book Tour, e mais ainda por essa resenha tão detalhada sobre a diagramação, a fonte, a capa, as ilustrações... Com certeza eu quero ler esse livro também... É eu ainda não li, mas chegará a minha vez de o ler. Estou já super empolgada.

    xoxo
    Mila F.
    @camila_marcia
    www.delivroemlivro.com.br

    ResponderExcluir
  9. Não consegui ver nenhuma imagem 😔
    Nunca fui fã de ufologia, até ler um livro sobre extraterrestres completamente diferentes do que estamos acostumados.
    Gosto de tudo o que vc citou, mas o livro realmente não me chamou atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pena. Amo ficção com ets...kkkk
      Desejo uma semaninha de luz e paz!
      Gratidão!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  10. Gosto bastante de ficção, ainda mais com extraterrestres!
    Não conhecia, mas pela sua resenha me deu vontade sim de ler, quando der, vou tentar!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana!
      Se puder, leia.
      Um final de semana esplendoroso!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy