16/10/2015

RESENHA #54 - ”ANNA E A TRILHA SECRETA” (LITERATURA NACIONAL) - ANA LUCIA MEREGE



LIVRO:”ANNA E A TRILHA SECRETA” (LITERATURA NACIONAL)


SÉRIE: UNIVERSO DE ALTHELGARD



AUTORA: ANA LUCIA MEREGE



ILUSTRAÇÃO: ERICKSANA



EDITORA: DRACO



PÁGINAS –84



1ª  EDIÇÃO 2015



CATEGORIA: LITERATURA INFANTO JUVENIL



ASSUNTO: FANTASIA



ISBN: - 978-85-8243-080-4


 Anna e a Trilha Secreta





CITAÇÃO: - Você é mais forte, os outros são mais rápidos. Você tem o Mundo Lá Fora em seu sangue.Faz muito bem em pensar antes de soltar a lança, e deve pensar ainda melhor quando se tratar da palavra. Palavras são armas poderosas. [...]” (pág.13)



ANÁLISE TÉCNICA:





-CAPA-



Menina correndo atrás de uma coruja que carrega uma bolsa. Estão dentro de um túnel verde.



A capa é linda e bem expressiva, tem tudo haver com o conteúdo do livro.



Arte e ilustrações: Ericksama.







(nota: 5,00 de 5,00)







-DIAGRAMAÇÃO:



Produção editorial: Janaína Chervezan.



Conteúdo: sumário; dedicatória; pensamentos; sete capítulos numerados dentro de um diagrama e ilustração abaixo;e,  divulgação de outras obras da autora.

 



Folhas amareladas com letras pretas e várias ilustrações.

Ilustrações: Ericksama.



 

 

Formato: 14 cm x 21 cm



Impressão: Printing & Internet Solution.





(nota: 5,00 de 5,00 )







- ESCRITA:



Narrativa em 3ª pessoa desconhecida e diálogos inteligentes.



A autora traz uma escrita simples, direta e totalmente envolvente.



Leitura crítica: Allana Dilene.



Nenhum erro foi encontrado durante a leitura.





(nota:5,00 de 5,00)







CITAÇÃO: “- Oh, querida. Sinto muito não saber lhe dizer se você vai encontrá-los. Mas há uma coisa que posso lhe dizer, pois é o mesmo que digo a minhas filhas: não importa quem você pensa que é agora, nunca deve se sentir inferior a qualquer outra pessoa. Tanto faz se outros se acham melhores porque são mais fortes, mais rápidos, por aquilo que possuem ou por saberem fazer coisas que você não sabe. Você também tem um dom único e precioso, e, quando descobrir, pode vir a ser o que quiser.[...]”(pág.48)



RESUMO SINÓPTICO:



Anna vive na Floresta do Teixos junto aos parentes Elfos, tem doze anos e começa a se questionar porque é diferente dos parentes: maior, mais fortes, com orelhas arredondadas... sente-se excluída. E avó com quem mora e é uma caçadora experiente e o xamã da tribo conseguem tirar as dúvidas que ela tem.



Maryan contava histórias e ensinava as crianças em Bryke, uma vila que ficava próxima da floresta.Ela é Mestra de Anna e a orienta a escrever as histórias da tribo e em suas dúvidas. É casada com Zendak, o xamã da tribo.



Maryan pede a Anna que leve a nova bolsa que fez para Zendak ao retornar para tribo. Ao chegar na casa de Zendak não encontra ninguém, entretanto uma coruja ‘rouba’ a bolsa que deveria entregar ao xamã e ela resolve ir atrás, lembrando-se das orientações da avó que diz: resolva seus problemas e só depois, caso não consiga, peça ajuda às pessoas.



Anna embarca então em um mundo mágico a procura da bolsa e durante a jornada, encontra-se com os espíritos-guardiões e vai colecionando aventuras e experiências em sua jornada...



CITAÇÃO: “[...] Ela vai entender tudo de um jeito diferente, mas diferente não quer dizer errado, como você sabe. É como ver as coisas um pouco mais alto. E eu não contaria a mais ninguém, por enquanto. Nem escreveria, como você faz com as histórias. Com o tempo, algumas lembranças vão se apagar, mas o que é importante permanece. Como tudo que se aprende.” (pág. 83)



ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA:



A princípio podemos achar que o livro é mais uma literatura infanto juvenil de fantasia apenas para entretenimento, mais uma aventura ficcional que nos faz viajar por mundos inimagináveis. Ledo engano.



O pequeno exemplar nos traz uma leitura até rápido, mas que trás ensinamentos profundos e o conhecimento de nosso próprio potencial.



O livro mostra que mesmo sendo diferentes, temos nossos valores e somos únicos, mesmo fazendo parte de uma grande diversidade, podemos ajudar a todos, podemos fazer parte de algo maior do que imaginamos.



Fiquei encantada com a simplicidade da escrita da autora e com a magia que ela traz à tona as dúvidas interiores que em algum momento de nossas vidas já tivemos e o melhor, faz com que a protagonista mirim entenda cada uma das etapas de aprendizado porque passou.



É um livro totalmente envolvente e que se lê em apenas uma hora no máximo, porém traz a impressão que lemos por horas, porque nos faz repensar como enfrentar as situações e encontrarmos saídas para tudo que é inesperado.



Mais que recomendo a leitura para quem gosta de um pouco de magia, aventura, fantasia e grande ensinamentos.


NOTA : 5,00 de 5,00


SOBRE O AUTORA:

 Foto.AnaMerege

Mestra em Ciência da Informação e trabalha com manuscritos históricos e literários na Biblioteca Nacional. Publica pela Draco a série de fantasia épica iniciada com “O Castelo das Águias“, cuja sequência é “A Ilha dos Ossos“, além de vários contos e novelas no universo fantástico de Athelgard, com destaque para “O Jogo do Equilíbrio” e “Saga de Thorold“.

Na mesma editora, organizou a coletânea arturiana “Excalibur” e é co-organizadora da Coleção “Amores Proibidos”. Publicou também os romances juvenis “O Caçador” (Franco Editora) e “Pão e Arte” (Editora Escrita Fina” e o ensaio “Os Contos de Fadas” (Editora Claridade), bem como vários contos e artigos sobre Leitura, Literatura e áreas afins. Além de escrever, a autora tem paixão por viagens, gosta de pesquisar sobre mitologia e de contar histórias.


Exemplar cedido pela autora para o BOOKTOUR organizado pela  Carolina Evans do Blog Fantastic Books!

cheirinhos


Rudy



PENSAMENTO DO DIA



"Mas eu desconfio que a única pessoa livre, realmente livre, é a que não tem medo do ridículo."(Luis Fernando Veríssimo ).

 

5 comentários:

  1. Achei o livro lindo, gosto de literatura infanto-juvenil, já li muitas junto com minha filha e se trás ensinamentos, melhor. Precisamos ler com nossas crianças pois através da leitura conjunta podemos criar um ambiente de conforto para proporcionar conversas mais profundas.
    Esse livro me parece uma ótima dica para isso
    Abraços,
    Gisela
    @lerparadivertir
    Ler para Divertir

    ResponderExcluir
  2. Rudy, eu já havia me apaixonado só pela capa (muito fofa), achei que fosse com mais de 100 paginas; porem fiquei feliz em saber que é uma leitura rápida porem certeira. Acredito que o livro não traz aprendizado só para nós, mas para crianças em tempo de formação de caráter, afinal elas devem aprender a correr atrás de seus sonhos desde pequenas.
    Parabéns por ter ganho.

    Bjss

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Ohhh...o livro parece uma fofurinha mesmo...adoro esse tipo de leitura, pois sempre nos traz sentimentos bons!
    Quero ler e com certeza ler para o meu filhote!
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Fã Page
    Twitter
    Instagram

    ResponderExcluir
  4. Olá, Rudy.
    Imaginava que o livro fosse bom, mas não tão incrível assim. A premissa é muito boa, a diagramação é linda. Acredito que a obra só terá a surpreender todos os leitores.
    Amei a resenha!

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de outubro. Serão seis livros para três vencedores.

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy