23/08/2015

RESENHA #48 - ”MENTIRAS QUE CONFORTAM” - RANDY SUSAN MEYERS



LIVRO:”MENTIRAS QUE CONFORTAM”


TÍTULO ORIGINAL:”THE COMFORT OF LIES”


AUTORA:RANDY SUSAN MEYERS


TRADUÇÃO: ANA PAULA REZENDE


EDITORA: NOVO CONCEITO



PÁGINAS – 368



1ª  EDIÇÃO



IMPRESSÃO 2015



CATEGORIA: FICÇÃO NORTE-AMERICANA



ASSUNTO: DRAMA



ISBN: - 978-85-8163-706-8

Mentiras que Confortam






CITAÇÃO: Qual poderia ser o momento mais assustador em um casamento do que quando se pega o marido olhando para a mulher sem paixão? Quando ele revelava que não gostava tanto dela naquele momento? [...]” (pág. 147)






ANÁLISE TÉCNICA:





-CAPA-



Jovem de camiseta branca, sentada à mesa, segurando um cartão com o título do livro, e, em cima da mesa, vários envelopes de cartas.



Feita por Laywan Kwan.



Fotos da capa @kayla Evdokimova e Arcangel Images.



Bem bonita e sugestiva, tudo haver com o livro.





(nota:4,70 de 5,00)







-DIAGRAMAÇÃO:



Impressão e acabamento Intergraf 010615.



Produção Editorial: Equipe Novo Conceito.



O livro é dividido em: pensamento; duas partes: antes e depois; 37 capítulos numerados e com título correspondente a quem se refere o capítulo.

 



Páginas amareladas com letras pretas e as páginas que iniciam os capítulos são cinza, tipo papel envelhecido.

 

 Formato/Acabamento: 16x23x2,0


Peso: 0.50 kg


Muito boa diagramação.



(nota:4,70 de 5,00 )







- ESCRITA:



Narrativa feita em 3ª pessoa desconhecida e com visão ampla sobre as três protagonistas: Tia, Juliete e Carolina.Diálogos bem escritos.



Pequenos erros de concordância, mas nada que atrapalhe a leitura.



(nota:4,70 de 5,00)







CITAÇÃO: “[...]- quando temos sorte, as pessoas que realmente importam nunca saberão o que dissemos. O que pensamos, ou o que fizemos.[...]” (pág. 346)



RESUMO SINÓPTICO:



Juliette é casada com Nathan, professor universitário e tem dois filhos. Acredita que seu casamento é feliz e faz de tudo para manter a família unida. Os filhos estão sempre em primeiro lugar.



Nathan tem um caso extra conjugal com Tia e dele resulta uma gravidez indesejada. Tia é fraca e acredita não ser capaz de ser mãe e resolve colocar o bebê para uma adoção aberta.



Nathan ao saber da gravidez, pede a Tia que tire o bebê e desaparece da vida dela. Acaba contando para Juliette sobre sua traição e ela vê seu mundo ‘perfeitinho’ ruir, embora o perdoe e o aceite de volta.



Caroline é casada com Peter que tem o sonho de ser pai e descobre que não pode realizar seu sonho. Resolve então adotar uma criança. Caroline fica revoltada, não se acha preparada para maternidade, acaba aceitando para tornar o marido feliz. Eles acabam sendo o casal escolhido por Tia e adotam Savannah. Que Tia insiste em chamar de Honor...



Cinco anos se passam e Caroline envia fotos de Savannah para Tia a cada novo aniversário.



Tia enlouquecida por nunca ter esquecido de Nathan, toma a decisão de enviar as fotos para que Nathan conheça a filha deles. O envelope é interceptado por Juliette que fica arrasada em saber que a traição gerou frutos e sente-se novamente traída...







ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA:



Já deu para sentirem o drama do enredo, né? Situações bem dolorosas e atitudes impensadas que tornam ainda mais dramáticos todo mote do livro.



Apesar de gostar de drama, confesso que achei aqui excesso em determinadas atitudes e algumas nada haver. E por isso o livro não me conquistou por completo.



Como Tia tem uma criança e a dá em adoção e depois de 5 anos, quer a criança de volta? E ainda manda fotos para o ‘pai’ que nunca quis o bebê, aliás, nem sabia da existência dele?



Como Juliette comete atos impensados para se aproximar de Savannah e Caroline e assim conhecer a criança e ainda querer ficar com ela?



Como Caroline que não se dizia capaz de ser mãe, acaba aceitando a imposição do marido?



E o pior de tudo, Nathan apenas é um papel secundário, mesmo sendo o provocador de todas as situações que se passam no livro?



Fiquei um tanto ‘entalada’ com várias situações e não aceitei de forma alguma e isso me deixou um tanto revoltada com um enredo tão bom de ser desenvolvido e se perdeu no caminho.



Gostei do final que ficou amarradinho, sem pontas soltas e até bem coerente. Apesar de todos meus questionamentos, consegui analisar de forma mais fria após concluir a leitura e reavalie minha análise, porque estava fazendo em cima dos meus sentimentos e não da ficção do livro, que bem poderia ser uma história real e cada pessoa reage de forma diferente em determinadas situações.



É um daqueles livros que gostar ou não, dependerá da forma como encaramos a vida e como foram nossas experiências.







NOTA :3,70 de 5,00 


  Emoticon triste







SOBRE O AUTORA:




É autora do aclamado best-seller ¬ e Murderer’s Daughters, que foi escolhido como “;livro de leitura obrigatória”; pelo Massachusetts Center for the Book e ¬ finalista no Massachusetts Book Award. Ela mora em Boston com o marido.


CORTESIA EDITORA NOVO CONCEITO !

cheirinhos
Rudy




PENSAMENTO DO DIA



"Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz."(Platão)



 

14 comentários:

  1. Me parece um livro com um enredo que promete muito, mas que não foi desenvolvido com a coerência que a maioria das pessoas está acostumada. E apesar de tudo, ainda tem a criança de 5 anos na história, com uma mãe biológica que volta, um pai e uma madrasta recém descobertos e a mãe adotiva que não a quer. Me parece cruel e que daria para criar algo ai.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Rudy,
    Nossa deu pra sentir a revolta com o enredo, tenho uma amiga que leu e gostou muito, fiquei em cima do muro agora, espero logo ler para ver qual o ponto de vista que irei defender. Bela análise e é bastante dramática a leitura pelo que vi nas suas palavras. Espero gostar.

    Beijos Elis!!!

    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. oi amada, ótima resenha - como sempre, e´s nota 1000 em resenhas!!!
    passando pra deixar um cheirinho e desejar excelente semana, com muita saúde, amor e paz! bjs

    ResponderExcluir
  4. Apesar de não ser um livro perfeito, a obra me chamou a atenção, Rudy. Até porque vai além do que a capa me fez acreditar.
    Quero conhecer mais a obra e entender melhor a protagonista.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de agosto. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Rudy! Gostei muito da premissa e o livro possui uma temática que me deixou interessada. Porém, você destacou umas questões que, confesso, ficaria mega incomodada também.
    Uma pena a autora não ter conseguido desenvolver tão bem o assunto, afinal, a premissa prometia algo mais.

    ResponderExcluir
  6. Que resenha ótima, dificilmente compro um livro sem saber as opinões de outras pessoas antes! Não gosto muito de drama, então acho que não leria esse. Beijos

    Francesinha à Brasileira
    Sorteio kit de esmaltes e películas

    ResponderExcluir
  7. Oi Rody
    Gosto mais de histórias para me distrair do que drama, de cara não simpatizei com o Nathan pois não concordo com as atitudes e escolhas que ele fez, mas acredito que todos possam ter uma segunda chance e aprender com seus erros, por isso não descarto livros com este tipo de contexto, mesmo não sendo meu tipo preferido.
    Abraços,
    Gisela
    @lerparadivertir
    Ler para Divertir

    ResponderExcluir
  8. é querida Rudy, tema mais que espinhoso. aprendi a confiar em suas escolhas e mais ainda em sua opinião sempre prudente. confesso que não sou adepto de mentiras, mas uma mentirinha branca, em algum momento da vida é melhor que uma verdade que irá destruir vidas, casamentos, amizades. mas este é apenas um ponto de vista. por enquanto vou me furtar de lê-lo, quem sabe futuramente.

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Caramba que tumulto de situações!!!!
    É assim que consigo definir através da sua resenha, logo que li que teve uma traição e que essa foi perdoada (não é crítica, mas para mim, não dá...pois acredito que se traiu uma vez, trai duas e por ai vai), já perdi a vontade de ler...e dps uma confusão de situações...e pensar que isso acontece na vida real, só fico com dó da criança que não tem nada a ver...acho q. não leria não!
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Fã Page

    ResponderExcluir
  10. Eu concordo com vc, achei as atitudes dos personagens um tanto incoerentes... e fiquei pensando em Savannah e como ela foi prejudicada pelas atitudes dos adultos...
    Achei bacana alguns temas que foram abordados, como: traição, adoção, abandono, insegurança, perdão...
    Acho que este livro tem muita coisa pra ser discutida e talvez isso deixa a leitura densa.
    Adoro um drama e no geral curti o livro.
    Não sei quando o lerei, mas tenho pretensão sim.
    Beijo

    ResponderExcluir
  11. Ouvi dizer que este é um livro divisor de opiniões, é tipo ame ou odeie. Quero ler para saber o que vou achar.. hehe Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  12. Me conhecendo bem, sei que ficaria revoltada e com muita raiva desse livro.
    Gosto de enredos que se desenrolam mais facilmente. Odeio redundância.
    E essa coisa de dar pra adoção e depois querer de volta...traição... me deixa com os nervos à flor da pele.
    Eu não leria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo.
      Desejo uma semana e um mes abençoado!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  13. Nossa, que polêmico!
    Ai detesto livros com traições.
    Mas fiquei com vontade de ler por essa questão da adoção.
    Horrível né doar e depois querer de volta, credo.
    bjs

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy