17/08/2014

RESENHA #62 - ”A MÁQUINA DE CONTAR HISTÓRIAS” (LITERATURA NACIONAL) - MAURÍCIO GOMYDE



LIVRO  :”A MÁQUINA DE CONTAR HISTÓRIAS” (LITERATURA NACIONAL)

AUTOR: MAURÍCIO GOMYDE

EDITORA  : NOVO CONCEITO

SELO: NOVAS PÁGINAS

PÁGINAS –192

1ª  EDIÇÃO

IMPRESSÃO 2014

CATEGORIA: FICÇÃO NACIONAL

ISBN: - 978-85-8163-504-0


 




CITAÇÃO: “A paixão tem que fazer parte da vida do escritor, para que as palavras venham carregadas da credibilidade que o leitor merece; Eu não conseguiria escrever com amor sobre aquilo que não conheça; A inspiração para as personagens vem de coisas que eu leio, vejo e vivencio. Meus amigos, familiares e minhas filhas sempre estão nas histórias. As respostas também nunca mudavam.” (págs. 10/11)



ANÁLISE TÉCNICA: 



-CAPA = 



É chamativa e bem interessante.


Uma máquina de escrever com papel onde está o título do livro.  Acima sorvete com 3 bolas coloridas e uma roda gigante ao lado.


 (nota: 4,50  de 5,00)



-DIAGRAMAÇÃO:  


Impressão e acabamento Mark Press 300414.


Dividido em: dedicatória;  pensamento; 3 partes com folhas cinzas; 46 capítulos numerados e com logotipo de botão play/pause, achei bem musical, como o próprio autor; e, agradecimento. No início de cada página letras aleatórias como que saídas de caixa de som ou algo do tipo.


Folhas amareladas e letras pretas.


(nota: 5,00  de 5,00)



- ESCRITA: 


A escrita é bem moderna e atualizada que conquista o leitor e flui de forma natural.


As citações musicais não poderiam faltar é claro e envolve ainda mais a leitura.


A correção foi quase perfeita, um único erro encontrei e fiquei até feliz, porque ultimamente as correções da NC estavam deixando a desejar.


(nota: 4,90 de 5,00)



CITAÇÃO: “Isso. O amor que não sucumbe às dificuldades; as forças antagônicas para impedir; o final trágico que ninguém espera, mas que reserva aos amantes a eternidade do sentimento. Tão antigo quanto a história humana, mas um escritor habilidoso consegue inovar sempre. Enquanto o mundo dor mundo, todos vão amar histórias assim.” (pág. 149)



RESUMO SINÓPTICO:  



O renomado escritor Vinícius Becker conquistou um público fiel com seus romances arrebatadores que levam os leitores as lágrimas e a uma certa idolatria por ele. Vive em palestras, sessões de autógrafo e eventos pelo país e pelo mundo. 


Casado com Viviana o grande amor de sua vida, companheira constante desde o início da carreira e desde quando não tinham condições financeiras para quase nada. Viviana tem uma doença terminal e morre no dia do lançamento do último livro de Vinícius, ele está distante na hora da morte dela.


Eles tem duas filhas: Valentina de 16 anos que é revoltada com o pai por não ter ficado ao lado da mãe nos últimos 3 anos, desde que a doença foi descoberta, e, Vida de 6 anos, uma criança que sente saudades da mãe e a ausência do pai.


Após a morte de Viviana, Vinícius sente-se totalmente perdido e arrependido por não ter aproveitado a companhia da mulher em  seus últimos momentos, também por não ter mais o amor das filhas. Resolve então largar tudo relacionado a escrita dos seus livros e eventos e parte com as filhas em uma viagem na tentativa de conhece-las melhor e reconquistar o amor delas.



ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR: 



Apesar do livro ter poucas páginas, a intensidade da história supera tudo. 


É uma história triste até certo ponto e tão real ao mesmo tempo que poderia acontecer com qualquer pessoas. Na verdade a história gira em torno da reconquista do amor familiar. Mostra que o sucesso e a ascensão financeira não é nada se não há o amor dentro da família.


Outra coisa bem interessante no livro são as dicas para quem quer ser escritor, nada muito aprofundado, porém uma iniciação que pode estimular  muitos pretensos autores iniciantes. Mostra que as técnicas podem facilitar bastante, mas tem que ter emoção, criatividade e inteligência interior.


Gostei demais das citações musicais. Músicas da minha época, anos 80 e 90 que trouxeram grandes recordações, além da grande sensibilidade do escritor em termos musicais, outra realidade que ele vive.


E, talvez, nada tenha haver, mas achei bem legal a coincidência: a família M do Maurício e a família V da personagem Vinícius, mulher e duas filhas. Mostra para mim que os escritores usam sim as experiências observadas ou vividas para colocar os enredos em seus livros.


Sou bem fã do Maurício há muito tempo, já li vários dos livros dele e a cada novo fico mais encantada. O que posso dizer é que leiam, o livro é fabuloso, carregado de emoção e de conhecimento.

Altamente inspirativo!!



NOTA : 5,00 de 5,00

 smiley livrosmiley livrosmiley livro smiley livrosmiley livro

 SOBRE O AUTOR:

 


Nasceu em São Paulo e mora em Brasília. Tem quatro livros lançados de forma independente (O MUNDO DE VIDRO, AINDA NÃO TE DISSE NADA, O ROSTO QUE PRECEDE O SONHO e DIAS MELHORES PRA SEMPRE). A MÁQUINA DE CONTAR HISTÓRIAS é o primeiro pelo selo Novas Páginas.


CORTESIA EDITORA NOVO CONCEITO!





cheirinhos
Rudy


PENSAMENTO DO DIA: "A cada instante que as horas mudam e o tempo flui, é sempre o momento para pensar positivo e seguir em frente na busca de seus sonhos."(Mário Pires)

 



7 comentários:

  1. Olá Rudy, passando pra ver a resenha e conhecer um pouco do livro. gostei muito!
    bjus e ótimo fds!

    ResponderExcluir
  2. Olá Rudy,
    Primeiramente quero agradecer pela visitinha no blog e segundo parabenizar pelo seu blog.Muito lindo mesmo.
    Estou aguardando esse livro chegar,por isso não farei nenhum posicionamento acerca.Digo só que a capa é bem convidativa,espero que seja uma leitura deliciosa.

    http://www.vicioemlivros.com/

    Beijoss

    ResponderExcluir
  3. oii, tudo bem?
    esse livro parece ser muito bom mesmo, e só de ter músicas das décadas de 80 e 90 acho que já me coquista, rs
    beijos
    meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito dos comentários que você fez do livro. Deu pra ter uma ideia da intensidade dos personagens e de como o autor foi divino ao escrever esta história. Ele está cada vez mais nos surpreendendo com suas histórias, não é? Com certeza vou querer ler. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi Rudy, li apenas um livro do autor e gostei muito. Tenho um outro dele que também quero ler.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  6. Oi Rudy,
    Nossa fiquei super curiosa agora com a leitura. Também sou fã do Maurício. Belas palavras que com certeza me farão subir a colocação na minha lista infinita de leitura...=D...Bjus Elis

    ResponderExcluir
  7. Esse livro é lindíssimo!
    Li faz uns anos, e ameeeei!
    Adoro e leio tudo que o Maurício escreve!
    Mas esse e O Rosto que precede o sonho são meus preferidos, são muito emocionantes!
    bjs

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy