06/02/2014

PARCERIA #01 E ENTREVISTA COM ESCRITORES #01 - CASSIA CASSITAS




Olá alegres e felizes seguidores, amigos e visitantes!

É com imenso prazer que trago mais uma parceria para o blog.
 


É a escritora Cassia Cassitas, a quem agradeço poder disponibilizar um pouco do seu tempo para responder nossas perguntas e por ter disponibilizado um exemplar do livro “Fortuna a saga da riqueza”.

 


Acompanhem a entrevista:


1-) Que tal nos contar um pouco da Cassia na vida pessoal?

Sou mãe, esposa, estudante, leitora, curiosa e determinada. Passo a maior parte do meu tempo entre palavras. Adoro! Trabalhar me deixa de bom humor, querendo despertar em todos essa paixão pelos livros. 


2-) Quando e como surgiu a ideia de ser escritora?

A vontade é antiga, mas a oportunidade só chegou agora. Gosto de chamar a atenção do leitor para fatos reais. Você sabia que a Carmem Miranda, quando menina, jogou um sapo na sopa que a sua mãe preparava para os hóspedes de sua pensão? Pois é, eu escrevi sobre isso quando tinha uns 10, 12 anos.  Naquele momento, foi interessante apresentar aos meus colegas a famosa cantora como a menina sapeca que ela foi para depois abordar sua carreira. Para mim, escrever é isso: brincar com as palavras ampliando a realidade de quem as lê. 


3-) Quem foram suas referências literárias?

Gosto de muitos, muitos autores. A minha vontade de conhecer faz com que eu leia um pouquinho de tudo. Quando escolho escrever sobre um tema, prefiro autores e obras relacionadas àquele assunto. No período em que fazia pesquisas sobre o fascínio das pessoas pelo dinheiro, ganhei uma biografia de Balzac. Aquele presente me apresentou um autor que buscou a riqueza durante toda a vida. Quem podia imaginar? Muitos autores chegaram às minhas mãos dessa forma. Talvez estivessem me escolhendo como leitora, não é?


4-) Fale um pouco sobre o livro “Fortuna a saga da riqueza”.

Para falar em riqueza, é preciso entender como o dinheiro circula acumulando-se ou apenas passando pelas mãos das pessoas. Ricardo é um brasileiro rico, jovem, amado pela esposa, prestes a se tornar papai. Ele entende como poucos esse jogo de enriquecimento a ponto de querer modificar a maneira como as pessoas vivem para terem mais dinheiro. Por loucura ou por conhecer as lutas de sua família? A resposta não é fácil nem simples. Só lendo o livro para tirar suas próprias conclusões. 


5-) E por que escolheu esse tema para o livro?

Quem não quer dinheiro? As pessoas fazem coisas incríveis para enriquecerem. Será que vale à pena? É isso mesmo que queremos? Ou queremos tanto por não saber o que querer? Entre amores e dificuldades, os personagens de Fortuna vivem trajetórias muito diferentes para entendermos aquele caso, aquela pessoa, aquela estória que alguém contou sobre a riqueza. Perdem suas casas na Itália, sobrevivem às guerras mundiais até chegarem à crise de 2008 em busca de sua oportunidade de enriquecer. Para cada um deles, o dinheiro tem um significado. 


6-) O que acha das parcerias com blogs para divulgação de seu livro?

Gosto muito,  é uma maneira de colocar meu trabalho nas mãos de leitores que vão viajar comigo, chorar com a Carolina, torcer pelo Ricardo, e, no meio disso tudo,  aprender um pouquinho sobre economia.  Sabe do que eu mais gosto? De saber que, por trás daquele blog, há blogueiros, pessoas que amam a leitura despertando outras pessoas para os livros através de suas entrevistas e resenhas. 


7-) Qual sua expectativa em relação à reação dos leitores ao ler seu livro?

Quando eu publico um livro, meu desejo é aumentar a percepção do leitor sobre alguma coisa. As resenhas de Fortuna a Saga da Riqueza mostram que isso está acontecendo. Eu quero enriquecer o mundo do leitor ao fazê-lo parar perante esse ou aquele trecho, pensar e se aproximar de sua própria fortuna. 


8-) Tem algum novo projeto literário em vista? Pode nos contar sobre ele, caso o tenha?

Em 2014 vou publicar um livro sobre a felicidade no século XXI. Repleta de surpresinhas, a estória de André poderia acontecer pertinho de cada um de nós, pois vai nos lembrar de fatos e pessoas de uma maneira que só quem se preocupa com a própria felicidade é capaz de entender. Esse garotinho tem muito a nos contar.


9-) Deixe uma mensagem para nossos leitores e seus links de contato e venda do livro.

Se você está lendo essa entrevista num blog de literatura, provavelmente não haja mais o que fazer: você está irremediavelmente contaminado pelo amor aos livros. Só me resta desejar que, ao olhar a seu redor e vir quanto já leu e aprendeu, lembre-se das palavras de Cora Coralina: “O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria, se aprende é com a vida e com os humildes.”



E para quem quiser conhecer um pouco mais sobre a autora:  https://www.facebook.com/cassiacassitas01?fref=ts e sobre o livro: https://www.facebook.com/FortunaASagaDaRiqueza?fref=ts

Estou terminando o livro e logo teremos resenha.

Agradeço imensamente por confiar no blog para nos tornarmos parceiros e por responder a nossa entrevista, obrigada!



Cheirinhos

Rudy





PENSAMENTO DO DIA: " É melhor tentar e falhar, que preocupar-se e ver a vida passar.É melhor tentar, ainda que em vão que sentar-se, fazendo nada até o final.Eu prefiro na chuva caminhar, que em dias frios em casa me esconder.Prefiro ser feliz embora louco, que em conformidade viver."(Martin Luther King)


4 comentários:

  1. Não conhecia a escritora
    Mas gostei da resenha

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ao passar pela net encontrei seu blog, estive a ver e ler alguma postagens
    é um bom blog, daqueles que gostamos de visitar, e ficar mais um pouco.
    Eu também tenho um blog, Peregrino E servo, se desejar fazer uma visita
    Ficarei radiante se desejar fazer parte dos meus amigos virtuais, saiba que sempre retribuo seguido
    também o seu blog. Deixo os meus cumprimentos e saudações.
    Sou António Batalha.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela nova parceria!!!!
    Passando para retribuir a visitinha!
    Super bjo
    Manu

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela parceria! A entrevista ficou ótima, adorei!

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy