11/10/2013

RESENHA #40 - "REENCONTRO" - LEILA KRUGER


Posted by Picasa 

Oi amigos, hoje venho contar para vocês sobre o livro Reencontro da autora Leila Kruger. Foi um livro que li por conta de um Book Tour e que já tem um tempo. Para quem ainda torce o nariz para autores nacionais, deveria começar a pensar nisso. E um bom exemplo do que estou falando, é deste livro.

LIVRO  : “REENCONTRO”(LITERATURA NACIONAL)
AUTOR: LEILA KRÜGER
EDITORA  NOVO SÉCULO
COLEÇÃO NOVOS TALENTOS DA LITERATURA BRASILEIRA
PÁGINAS –496
1ª EDIÇÃO 2011
CATEGORIA: FICÇÃO/LITERATURA BRASILEIRA
ISBN: - 978-85-7679-533-9



Se eu for definir o livro em uma palavra, escolheria "intenso". Acho que esta é uma boa palavra para defini-lo. Para vocês terem uma ideia, eu li a história de Ana Luiza, uma moça de 22 anos e que mora em Porto Alegre, bem devagar, não de uma vez, "comendo" o livro, mas "saboreando" aos poucos. Não por ele ser ruim, longe disso, mas por achar que a história tinha que ser absorvida, sentida aos poucos.
 
Ana Luiza é uma jovem que infelizmente podemos encontrar aos montes por aí. Que tem tudo para ser feliz, uma vida inteira pela frente, mas que não sabe viver. Joga sua vida e seu dinheiro (ou melhor, do seu pai) na fumaça dos cigarros, nos goles de uma bebida ou no vício das drogas.

"Nocauteada, ela olhou para o pai com ódio. O único sentimento que lhe restava naquele momento." (pág. 130)

Ela é uma jovem que vai morrendo aos poucos, todos os dias. E o que mais me chamou atenção, ou melhor o que me atingia em cheio, era saber que quando ela saia e "enchia a cara" para depois pegar o carro, poderia matar não só a ela, mas a muitos inocentes também, como vemos todos os fins de semana pela tv.
 
Mas eu não sentia raiva dela (ao contrário do que acontece na vida real), por ela eu sentia pena, porque a Aninha não enchia a cara para se divertir. A Ana não se divertia, ela tinha uma melancolia, uma depressão dentro dela, que ela tentava apagar, na verdade matar com o álcool e as drogas.

"Devastada - uma árvore arrancada - a garota andava cega pela rua, com seus cabelos perdidos sobre a face." (pág. 267)

Sem perceber ela se distanciou das pessoas, da vida... Muitas vezes tive vontade de pegá-la pelos ombros e dar uma sacudida para vê se ela "acordava para a vida", mas claro, não tinha como eu fazer isso.
 
Foi então que apareceu o Rafael, acho que nós mulheres desejamos um garoto assim, seja para nós mesmas ou para nossas filhas. Na verdade, o mundo ficaria melhor com mais pessoas como o Rafa. Ele foi o colete salva vidas da Ana, a luz que faltava na escuridão existente dentro dela.
 
Acho sinceramente que todos devam conhecer a vida da Ana Luiza e do Rafael. Uma vida que se bobear, você pode conhecer uma história parecide perto de você. Caso não conheça, pode aprender que muitas vezes é preciso que se chegue ao fim do poço para que se consiga renascer das cinzas como a fênix.
Eu sei que já falei muito, mas não podia terminar sem dizer duas coisas, a primeira que os capítulos não começam por números, mas por frases como esta:

"Tudo em ti era uma ausência que se demorava
uma despedida pronta a cumprir-se."
(Cecília Meireles)
Amei ler estas frases, e também gostei que por todo o livro são citados trechos ou nomes de músicas que foram marcando a vida da Ana Luiza e que eu tenho certeza que vocês também vão gostar. É por tudo isso que eu digo para vocês: leiam e depois me contem.
 
cheirinhos
Rudy

PENSAMENTO DO DIA: "A amizade desenvolve a felicidade e reduz o sofrimento, duplicando a nossa alegria e dividindo a nossa dor."(Joseph Addison )

 

3 comentários:

  1. Oi Rose/Rudy,

    Rose feliz de ler sua resenha desse livro, pois quando começaram a sair as resenhas pensei muito em lê-lo, e quem sabe agora eu procure com mais afinco tê-lo. É fantástico quando conhecemos uma autora que nos emociona, e creio que mesmo eu não tendo filhos eu deseje um rapaz que nem esse Rafa, pois para tamanho elogio ele deve ser demais, para certas amigas que sempre tem problemas com os namorados.

    Obrigado pela Dica...beijokas elis!!
    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elis, o livro é muito bom mesmo, e o Rafa idem, rsrsrsrs
      Se tiver a chance de ler, leia sim.
      Bjs, Rose.

      Excluir
  2. Não conhecia o livro, mas ele parece ótimo.
    Com uma história emocionante e personagens apaixonantes!
    Quero!
    bjs

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy