09/10/2013

RESENHA #39 - "OS ADORÁVEIS" - SARRA MANNING



LIVRO  : "OS ADORÁVEIS"

TÍTULO ORIGINAL: "ADORKABLE "

AUTORA: SARRA MANNING

TRADUÇÃO: RONALDO LINS DA SILVA

EDITORA  : NOVO CONCEITO

PÁGINAS –384

IMPRESSÃO - 2013

1ª  EDIÇÃO

CATEGORIA: FICÇÃO/LITERATURA INGLESA

ASSUNTO: ROMANCE YA

ISBN: - 978-85-8163-195-0

 Os Adoráveis




CITAÇÃO: "Além de ser um blog, uma marca de estilo de vida e uma agência de definição de tendências, Adorkable é também um estado de ser. Em nosso íntimo somos dorks, geeks, desajustados, perdedores, esquisitos, os oprimidos, mas, juntos, somos fortes. Ah, sim!" (pág. 36)



ANÁLISE TÉCNICA: 



-CAPA = 



Um jovem com vestido vermelho, meias brancas, sapatos vermelhos, ruiva de cabelos compridos, típica adolescente; um rapaz com sacola nas costas e uma bicicleta com cestinha, tudo em cima de um contorno de gramado e de uma cidade ao fundo.



O título em letras marrons e vermelhas e no lugar da letra O um coração.


A capa é bem interessante e representa os dois protagonistas principais do livro, tudo haver... embora ache a garota poderia ter sido bem mais estilizada.



Não encontrei referências de quem criou a capa.



(nota:  4,50 de 5,00)



-DIAGRAMAÇÃO:  



Produção editorial Equipe Novo Conceito. Impressão e acabamento RR Donnelley 210813.

As páginas são amareladas com letras prestas, o que proporciona um ótima leitura.



O livro é dividido em: manifesto, 38 capítulos numerados em negrito, 1 capítulo com título, agradecimentos e no final, fala sobre a autora.



Diagramação simples, porém eficaz para leitura.



Formato/Acabamento: 16x23x2,4



Peso: 0.54 kg



(nota: 4,50  de 5,00)



- ESCRITA: 



O livro basicamente é escrito em 1ª pessoa, intercalando capítulos narrados pela protagonista Jeane e pelo protagonista Michael, o que imprime uma visão bem pessoal de cada um sobre os acontecimentos. Acho essa forma de escrita, nesse tipo de livro, bem interessante.



A autora usa linguagem moderna de acordo com a idade dos protagonista (adolescentes) e traz novos vocábulos usados por essa faixa etária; também torna o livro hilário.

Muito boa!



 (nota: 4,80 de 5,00)



CITAÇÃO:

 "- Não são os amigos todos especiais?

- Bem, sim, mas alguns deles são mais especiais  que outros - observou Jane. - Por isso, o quão especial é você?

- Ah, Molly, somos  todos flocos de neve raros e únicos em nosso próprio caminho - eu disse rapidamente. - Pare de tentar nos embaraçar." (pág. 174)



RESUMO SINÓPTICO:  



Jeane Smith era blogueira, criou a marca Adorkable como um estilo vida (seu próprio estilo), é pequena, cerca 1,50m, feminista, sarcástica, maldosa e gostava de uma boa discussão. Tem 17 anos e escreve matérias para o The Guardian, é convidada para ser palestrante em diversos países e tem proposta para um programa de TV, escrever 2 livros e mais outras tantas atividades que a colocam em evidência. Tem público fiel no twitter e no blog. Após a separação dos pais, a mãe foi para o Peru e o pai mora na Califórnia com outra companheira, assim ela foi morar com a irmã Bethan, porém a irmã foi concluir seus estudos em outro país e agora  mora sozinha, o que não é nenhum problema já que tem tantas atividades, inclusive terminar a escola e fazer Qualificação. Menospreza os colegas de escola, os considera  da geração Y, bitolados e sem criatividade. Namora Barney, um 'intelectual' no campo da informática e que a acompanha por todos os lugares, é medroso e o namoro é mais amizade do que atração.



Michael Lee é a estrela da escola, do palco e do campo de futebol. Os meninos queriam ser como ele e as meninas o queriam. O pai é chinês, o que dá um ar exótico a beleza dele, é lindo! O adolescente que todo pai deseja: certinho, estuda, é popular, bonito, prestativo e... dominado pela mãe cheia de regras. Namora com Scarlett, um riquinha mimada e sem nada na cabeça. 



Michael é tudo o que Jeane abomina até descobrirem que Barney e Scarlett estão tendo um 'affair'... Acabam seus namoros e começam a passar um tempo juntos as escondidas e descobrem que tem mais em comum do que imaginavam, além da química física...



ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR: 



Gosto de livros YA porque geralmente descontraem e não precisam de fixação na leitura já que é leve. E Adoráveis foi uma grata leitura. Mostra a diversidade da adolescência e a necessidade de pertencer a um grupo, mesmo que seja um grupo diferenciado do 'comum'.



A autora abordou de forma clara as mudanças na adolescência, os conflitos familiares, a diversidade de pensamento e ainda assim, mostrou como o diferente pode ter 'um lugar no mundo' sem se desviar do caminho do bem.



Confesso que me identifiquei com a protagonista, porque sempre fui irreverente e rebelde, claro que não sou arrogante como ela, porém sabia bem todos os sentimentos que passavam por sua cabeça e seu coração, porque vivi coisa semelhante e acredito que a leitura foi ainda mais interessante por isso. Acho legal quando podemos nos identificar com as personagens de um livro. 



A autora imprimiu personalidades fortes e distintas que demonstram o quanto a criação é importante em nossas vidas, tudo o que vivemos em nosso passado é o que formará o que somos no futuro e ainda mostra o quanto conviver com pessoas reais e amorosas é importante.



Se você procura um livro leve, engraçado, ligado a um estilo de vida e também as redes sociais, não deixe de ler Os Adoráveis porque é hilário e maravilhoso! Deu boas risadas!!



NOTA : 4,80  de 5,00


  smiley livrosmiley livrosmiley livro smiley livrosmiley livro





CITAÇÃO: "Eu saí. Não foi exatamente uma dificuldade. Foi emocionante. Eu tinha toda Nova York para mim, e era exatamente como ela parecia nos filmes: o vapor que subia dos bueiros, as ruas que se estendiam em direção ao horizonte, e nesse dia frio e crepitante, o sol se refletindo nos arranha-céus, os táxis amarelados buzinando, e todos  por quem eu passava tinham sotaque americano. Quando fui à Starbucks para comprar um cappuccino e um muffin, o barista realmente me perguntou "Como você quer?"." (pág. 258)



BOOKTRAILLER:







SOBRE O AUTORA:







Sarra Manning é escritora e jornalista. Foi editora do caderno de moda da Ellegirl, na Inglaterra. É articulista em revistas e jornais, como ELLE, Grazia, Red, InStyle, ¬ e Guardian, Sunday Times Style e Harper`s Bazaar. É autora best-seller com romances para jovens, mas escreve para adultos também. Sarra Manning vive no norte de Londres com seu Bull Terrier.

CORTESIA EDITORA NOVO CONCEITO.

 EDITORA NOVO CONCEITO




 



PENSAMENTO DO DIA: "A amizade desenvolve a felicidade e reduz o sofrimento, duplicando a nossa alegria e dividindo a nossa dor."(Joseph Addison )

 

8 comentários:

  1. Realmente a história é divertida e alegre pelo que pude notar. Nada como um bom livro light pra descontrair o dia e nos deixar mais contentes. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. uauuuuu rudynha, 4,8 em 5 possívei. vc gostou demais então. sua resenha é sempre uma aula, cada detalhe em seu devido lugar e isso em si já vale uma passadinha por aqui. vamos ao livro então. não tenho preconceito algum com leitura YA, leio de tudo um pouco. por isso este livro "descolado" me chamou a atenção também, foi pra minha listinha, quero saber um pouco mais dessa autora. bela dica como sempre!

    ResponderExcluir
  3. Oi Rudy,
    Esse livro me ganhou porque quando vi que a personagem era uma blogueira fiquei interessada, e amiga se você se divertiu lendo eu com certeza também irei. Fiquei feliz que em alguns pontos você se identificou, espero me identificar também....pena que ela pelo que li acima é meio arrogante...mas sei que com o desenrolar da história isso pode mudar....\o/...obrigado pela resenha amiga...me motivou a ler a obra.

    Beijokas Elis!!
    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi amiga Rudynalva
    Uma resenha tão bem feita como as outras que já fizeste e com livros bem interessantes, mais um livro para eu ler com certeza com prazer

    Abraços,
    Trocyn Bão - Thiago

    ResponderExcluir
  5. Beth, Rodolfo, Elis, Jéssica e Thiago!
    Muito bom ter vocês por aqui, obrigada por seus comentários.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  6. Oi Rudy, acabei de ler o livro no sábado, quer dizer, na madrugada de sábado para domingo, porque foi impossível dormir sem saber o que ia acontecer.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  7. Parece bem legal!
    Divertido, fofo e com boas reflexões sobre a entrada na idade adulta!
    Já quero.
    bjs

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy