03/10/2013

RESENHA #37 - "SANGUE NA NEVE" - LISA GARDNER



LIVRO  : "SANGUE NA NEVE"

TÍTULO ORIGINAL: " LOVE YOU MORE"

AUTORA: LISA GARDNER

TRADUÇÃO: SYLVIO DEUTSCH

EDITORA  : NOVO CONCEITO

PÁGINAS –415

IMPRESSÃO - 2013

 1ª  EDIÇÃO

CATEGORIA: FICÇÃO NORTE AMERICANA

ASSUNTO: THRILLER POLICIAL

ISBN: - 978-85-8163-199-8


 



CITAÇÃO: "Qualquer mentiroso cedo ou tarde vai longe demais. Acrescentar um pouco demais de detalhes. Parecer um pouco composto demais. Aí o investigador bem treinado pode atacar." (pág. 39)



ANÁLISE TÉCNICA: 



-CAPA



Feita por Jorge Parede. Imagem capa: @Lee Alison- Treviloon Imagens.



Tem homem correndo na neve e duas árvores ao fundo. Capa toda branca, homem e árvores pretas. Título em pequeno alto relevo em cores cinza e vermelho, nome da autora em destaque e cor marrom.



(nota: 4,50  de 5,00)



-DIAGRAMAÇÃO:  



Impressão e acabamento: Geográfica 010313 e feita por Viviane Aragão.



Dividido em: prólogo, 45 capítulos apenas com numeração grande, nota da autora, agradecimentos e sobre a autora. Tem algumas notas explicativas de rodapé.



Letras pretas um pouco maiores que a média e folhas amareladas.



Formato/Acabamento: 16x23x3,0



Peso: 0.58 kg



(nota: 4,50  de 5,00)



- ESCRITA: 



Narrativa em primeira pessoa pela protagonista Tessa , o que dá uma visão bem pessoal  sobre os fatos do livro. Intercalado com capítulos narrados em 3ª pessoa desconhecida falando sobre a outra protagonista D.D. Ficou uma mistura bem interessante.



 (nota: 4,80 de 5,00)



CITAÇÃO: "Às vezes, esse é o preço que se paga por amor." (pág. 194)



RESUMO SINÓPTICO:  



Tessa Leoni é policial, tem uma filha de 6 anos - Sophie, é casada com Brian Darky que é engenheiro da marinha mercante, trabalha 2 meses embarcado e dois meses fica em casa.



A investigadora D.D. Waren tem 40 anos e costuma ir fundo em suas investigações policiais e acredita que desvendar um caso é como mergulhar na vida do criminoso. Descobre que está grávida de Alex e não sabe o que fazer em relação a isso...



Alex é namorado de D.D. há 6 meses, é professor na Academia de Polícia, ensina análise de cena de crime. Tem um pouco mais de 40 anos e é separado do primeiro casamento.



Bobby Dodge é ex-namorado de D.D. e na atualidade está caso e tem uma filha. É detetive da Polícia Estadual de Massachusetts e vai ser o intermediário entre  a polícia e D.D.



Shane é policial e trabalha com Tessa, é vizinho de Brian e responsável pela aproximação dele e Tessa.



Juliana Howe foi a melhor amiga de infância de Tessa. Há 10 anos não se falavam mais porque Tessa havia atirado em seu irmão e ele havia morrido...



Brian está morto na cozinha da casa que vivia com Tessa. Ela cheia de hematomas e como as balas no corpo de Brian saíram de sua arma, assume que matou o marido. Entretanto, Sophie está desaparecida e nem mesmo Tessa sabe onde ela está.



D.D. Waren a princípio acha que é um crime passional. Brian espancava a esposa e ela sem aguentar mais o matou... mas onde estaria Sophie? Será que Tessa havia matado a própria filha também? Conforme as provas do crime iam sendo analisadas, as dúvidas aumentavam e ela passa a entrar na vida familiar da criminosa para entender o que aconteceu. O que ela não esperava era ter de derrubar os muros do corporativismo policial e descobrir que nada é o que realmente parece nesse caso.



Sophie estava desaparecida e ela tinha de encontrá-la, assim a busca pela criança e a real história por trás do assassinato de Brian, tiram seu sono, entretanto, está decidida a ir até o final para desvendar o caso. Descobre que Tessa já havia matado o irmão da melhor amiga e passa a desconfiar ainda mais dela...



O final é surpreendente e totalmente inesperado. Um trhiller policial carregado de ação e cheio de sentimentos conflitantes  que nos levam a pensar: A quem você ama mais???...



ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR: 



A autora tem uma forma própria de escrever, carregada de detalhes tanto nos locais como nas personalidades das personagens do livro, o que os torna fortes e totalmente identificáveis a cada atitude que tomam. Todos os personagens tem personalidade  forte, até a pequena Sophie.



O enredo do livro é totalmente envolvente, inédito e mistura um pouco de vários sentimentos: tensão, suspense, ação, sensibilidade e amor... sim amor, o verdadeiro amor maternal. A cada capítulo mais um pouco da história é revelada e recebemos pitadas de conhecimento do que é realmente verdadeiro e isso vai nos prendendo a atenção até chegar ao final, cheio de alívio.



A forma como a autora desenvolveu toda a história é fascinante, uma pesquisa muito bem feita e uma escrita inquestionável que nos absorve a atenção e nos deixa tensos ao ler, querendo desvendar o mistério junto com a investigadora.



Apenas um ponto, a meu ver, ficou sem um desfecho, fiquei me perguntando: O que será que aconteceu com Juliana? E mais não posso falar porque poderia ocorrer um spollier. Mas confesso que esse item ficou em aberto o que não tira o brilho e a genialidade da autora em escrever uma trama bem detalhada e imprevisível.



Leitura mais que recomendada...



NOTA : 4,90 de 5,00

  smiley livrosmiley livrosmiley livro smiley livrosmiley livro


CITAÇÃO: "Ela concordou em manter segredo, só que depois disso ele a violentou de novo e de novo. Até que foram seis vezes, e ele não estava mais bêbado e não pedia mais desculpas. Ele disse que era culpa dela. Se ela não usasse aquele tipo de roupas, se não o provocasse..." (pág. 323)



BOOKTRAILLER:

 http://youtube/W3jlb23huTc





SOBRE O AUTORA:

Lisa Gardner se define como uma pesquisadora compulsiva (o que garante a credibilidade e a seriedade de seu trabalho), e sempre teve interesse pelo procedimento policial e forense. Com mais de 22 milhões de livros vendidos (é a autora de thrillers #1 do The New York Times), suas obras já foram publicadas em 30 países e é a vencedora de prêmios importantes como o Daphne du Maurier Award, nos Estados Unidos, e o Grand Prix des Lactrices, na França. Vive com sua família na Nova Inglaterra.

 (Resenha feita por Rudynalva.)

Cortesia Editora Novo Conceito.

EDITORA NOVO CONCEITO

cheirinhos
Rudy 

 

PENSAMENTO DO DIA: "A tradição é a personalidade dos imbecis."(Albert Einstein)


 

5 comentários:

  1. Ai, adoro romances policiais, são meu estilo literário preferido. Já li todos os livros de Agatha Christie e vários títulos de Conan Doyle, Edgar Alan Poe, Dennis Lehane, Patrícia Highsmith, Georges Simenon, Luiz Alfredo Garcia-Rosa, Ruth Rendell, Patricia Cornwell, Erle Stanley Gardner, P. D. James, Edgar Wallace, Michel Connely, Harlan Coben, pra citar os que lembrei, e tenho pelo menos 2 livros de cada um deles. Tá faltando a Lisa Gardner, né?

    Adorei a resenha Rudynha, fiquei com vontade de ler esse livro. Valeu pela dica!

    bj da angel ;)
    www.comunidaderesenhasliterarias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Rudy,
    Uau esse livro é bem forte....mas pra mim tinha um spoiler..shaus...é que to lendo Viva para Contar e ela ainda não tava namorando....pensei que do jeito que ela é não fosse namorar nunca, bom saber disso, afinal esse pequeno spoiler não é nada só a chatice da amiga que ta lendo o primeiro livro kkkk e não chegou na parte da decisão dela ainda...kkk....bem posso dizer que já estou doida para realizar a leitura desse livro, pois a Lisa consegue prender o leitor de todas as maneiras. Adorei a resenha que ficou muito bem elaborada....\o/...pena que ela deixou uma ponta solta com a tal Juliana...ótimas leituras amiga....bjokas elis!!!

    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Rudy, todos aqui sabem que não é meu estilo literário.
    Ainda sim, sua resenha me instigou a ler Tessa, quero muito conhecer toda a história.
    Sangue na Neve de Lisa Gardner, venha que quero te ler!
    Parabéns Rudy, amei, obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Oi Rudy
    Sua resenha está ótima, adorei!!
    Eu também já li esse livro e foi um dos que eu mais gostei esse ano!!
    Muito bom, com uma trama bem complexa e amarrada ;)
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  5. Tenho muita vontade de ler os livros dessa autora, parecem ótimos.
    Gosto de policiais, mas não leio tanto, e esse parece bom para começar a ler.
    Os personagens têm jeito de serem bem reais, com dramas humanos e muitas reviravoltas.
    bjs

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy