05/10/2013

PARCERIA #6 E ENTREVISTA #01 - ESCRITORA FÁTIMA MOURA

Boa noite alegre e felizes seguidores, amigos e visitantes!

Gosto muito de poder trazer bons autores e se são nacionais, ainda melhor. 

E para celebrar mais uma parceria nacional com a escritora Fátima Moura, ela gentilmente cedeu entrevista ao blog, vamos acompanhar?

Quero agradecer  a Fátima por nos permitir ter acesso a livros interessantes e saber um pouco mais sobre seu trabalho. Obrigada por disponibilizar um pouco do seu tempo

e por dividir seu carinho.


Fatima Moura


ENTREVISTA:

1-) Acredito que todos temos um pouco de curiosidade sobre nossos autores favoritos e comigo não é diferente. Será que pode nos contar um pouco sobre quem é Fátima Moura?

Resposta: Em primeiro lugar, agradeço a honra de ter sido convidada para essa entrevista e a alcunha de escritora favorita. Estou sensibilizada. Sou uma pessoa muito feliz por receber nessa vida, a oportunidade de resgatar minhas dificuldades e a palavra mal usada em épocas passadas, através da Literatura. A palavra escrita traz uma grande responsabilidade às nossas vidas. Quando uma adolescente de doze anos lhe escreve e diz: Dona Fatima, seu livro mudou a minha vida, nos damos conta disso. Quanto a  formação profissional, trabalhei muito anos como jornalista e educadora, o que possibilitou um contato maior com crianças e pré-adolescentes. Atuando na Doutrina Espírita, como evangelizadora, também aprendi muito no contato com os jovens.


. 2-) Como e quando surgiu a ideia de escrever livros espíritas e infantis?

Resposta: Escrevo desde muito criança. Desde nove anos de idade, já rabiscava histórias e peças teatrais que eu ainda nem sabia que seriam editadas no futuro. No ano de 1989, participando de um curso de formação de evangelizadores, conheci a escritora Cléo Mello e mostrei-lhe minhas histórias. Ela gostou tanto que me apresentou ao Altivo Pamphiro, presidente do Centro Espírita Léon Denis (CELD) que fica no Rio de Janeiro e foi aí que tudo começou de verdade. Além de escrever para o Léon Denis, coordenei seu Departamento Editorial Gráfico de 1991 a 2000 e produzi junto com o CELD 24 obras, algumas apostilas sobre música e teatro e uma fita K7 que depois se transformou em um CD chamado “Cantando eu Conto”. Toda essa história está relatada num livro chamado “Altivo Pamphiro, Um Homem do Futuro”, no qual, além de prestar uma homenagem ao querido amigo, conto como se deu o início desse meu trabalho literário. Além de livros espíritas, também escrevo livros educacionais.

 DESCOBERTA DE TLIM TLIM (A)

 VENCENDO AS BARREIRAS DO INFINITO

 JOVEM QUER RESPOSTAS...(O)

 CRIANÇA QUER SABER...

3-) Fale um pouco sobre suas obras: quantos livros, qual o público alvo, etc.
Resposta: Agora em Outubro, estarei lançando junto com a Editora EME, que fica em Capivari, São Paulo, o meu trigésimo oitavo livro, cujo título é: “Minha Escolha é Viver”. É uma história para jovens e adultos sobre o uso das drogas e suas consequências. Foi editado pelo CELD em 2000 e agora é reeditado pela EME, e esperamos uma grande aceitação do público leitor, tal como aconteceu na primeira edição. Comecei escrevendo para Crianças. Alguns títulos: Mamãe Sabe Tudo, Papai, Grande Amigo, Tina, a Pipa Lilás, O Pássaro que fazia as Pessoas Felizes. A Pedido do amigo Altivo, iniciei um trabalho para jovens: “A Gruta do Mistério”, AIDS, Muito Além da Dor (versão em português e Esperanto), Minha Escolha é Viver, “Um dia, a gente Cresce” (Livro mais vendido na categoria infanto-juvenil espírita na IX Bienal do Rio de Janeiro.) Tenho também já editados 04 Romances Psicografados e alguns ainda no prelo. Através da confiança em mim depositada pelos “Amigos do lado de lá”, acabei contemplando todas as faixas etárias. Estou me esforçando para que tudo dê certo.


 AIDS - MUITO ALÉM DA DOR

 HANAH A MENINA QUE ENCONTROU JESUS


4-) O que espera dos leitores ao lerem seus livros?
Resposta: Busco ser fiel aos ensinamentos e orientações que me chegam de seus reais autores através da inspiração. Espero sempre passar a todos os leitores, o melhor de mim e das mensagens que serão lidas, através da beleza e da magia de uma história infantil, de um Romance, de um livro dedicado à reflexão dos jovens. O livro não pode só divertir, ele precisa encantar e ensinar.


 UM DIA A GENTE CRESCE


5-) Tem algum novo projeto em vista? Pode nos falar sobre ele?
Resposta: Querida Rudy, tenho vários. Não paro de idealizar e imaginar novas histórias. Além dos livros que estão no prelo, lancei agora pela internet meu mais novo projeto. Um livro gratuito sobre dependência Química, que além de ser lido pelos jovens, pode ser usado por pais, evangelizadores (de qualquer religião) por professores e pelo público em geral. Em tão pouco tempo, foi disponibilizado agora no início de setembro, me surpreendi com a resposta rápida de muitos colegas professores que me escreveram e disseram estar usando o livro com seus jovens alunos. Estou preparando um texto sobre violência e outro sobre Bullying, a fim de dar prosseguimento ao projeto e espero poder estar contribuindo de alguma maneira com um maior esclarecimento e reflexão sobre esses assuntos, que estão tão destacados e preocupantes no momento atual. Quem quiser ler o livro, utilizar com seus alunos ou evangelizandos, é só entrar em contato comigo, que terei o máximo prazer em enviar o arquivo.


6-) Nos diga qual sua visão do mundo na atualidade e como a leitura pode contribuir para que tornemos o mundo um pouco melhor?

Resposta: Estamos vivenciando momentos decisivos mas muito difíceis na história da Humanidade.  Uma boa base familiar é tudo. O incentivo aos bons hábitos está desaparecendo por conta do advento da alta tecnologia que é uma faca de dois gumes. Por conta de TVs sofisticadas, jogos variados e da própria Internet, famílias quase não se encontram, não se sentam juntas à mesa, não conversam sobre seus problemas. O incentivo a leitura deve começar em casa. Pais que gostam de ler e cultivam o sadio hábito da leitura, podem influenciar seus filhos para que se tornem bons leitores, já que é uma competição muito grande e desleal comparamos livros a todo esse entretenimento virtual. Um bom leitor se forma na infância. Só aquele que lê, que conhece, que compara, será capaz de modificar o futuro. “Espíritas, amai-vos e instruí-vos, nos disse o Espírito de Verdade.


7-) Onde podemos encontrar seus livros para compra?
Resposta: Através do sites das Editoras. No CELD - Centro Espírita Léon Denis. www.edicoesleondenis.com.br/ – na Editora EME, www.editoraeme.com.br/ no MAP (Movimento de Amor ao Próximo) - www.map.org.br/Na Obra Social Dona Meca - Nosso livro para crianças especiais- www.osdm.org.br/ e em todas as  livrarias espíritas do País.


8-) O que acha da parceria de escritores com blogs e as divulgações de seus trabalhos nas redes sociais?
Resposta – Há pouco tempo, lancei uma página no Facebook só para a divulgação dos livros. Confesso que a principio fiquei preocupada, com medo de que as pessoas entendessem essa atitude de outra forma, ou seja, como uma forma de autopromoção mas, o compromisso de divulgar a mensagem do bem e o incentivo de amigos sinceros falou mais forte e graças a Deus, a página vai muito bem, obrigada. Nela divulgo os livros, indico livros para determinadas faixas etárias, troco ideias com professores e profissionais do livro, com os amigos. Tem sido ótimo. A Internet se bem utilizada pode gerar muitas alegrias e novas oportunidades.


9-) Deixe para nossos leitores uma mensagem, por favor!
Conversem com seus filhos. Abracem, falem de amor. Aprender a se comunicar é imprescindível em qualquer relação. Estudem bastante. Aprofundem-se no universo infantil e juvenil, pesquisem, trabalhem e, sobretudo, orem com o coração, pedindo a orientação necessária a fim de lidar com nossas crianças e jovens.  Aproveito para divulgar meus contatos: fatimarmoura@ig.com.br







Agradeço de coração a confiança em nos ter como parceiros por conceder essa entrevista.

Obrigada! 




Resposta- Eu é que agradeço e deixo com você, Rudy e com os seguidores do seu Blog uma linda frase do Dr. Bezerra de Menezes. “Solidários, seremos união. Separados uns dos outros seremos pontos de vista. Juntos, alcançaremos a realização de nossos propósitos.

Alegria de viver, sempre! Bjs a todos...

Linda a sensibilidade de nossa nova parceira, não é? Ela tem muito a nos acrescentar com suas experiências, livros e amor no coração.

Espero que apreciem seus livros.

Obrigada uma vez mais Fátima por todo seu carinho.

cheirinhos
Rudy 


PENSAMENTO DO DIA: "A amizade desenvolve a felicidade e reduz o sofrimento, duplicando a nossa alegria e dividindo a nossa dor."(Joseph Addison )

 

7 comentários:

  1. Gosto muito de autores que escrevem pra criança, e gosto mais ainda de pais que estimulam crianças a ler...

    gothicowl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei a entrevista tenho alguns livros dela e também sou cria do Centro Espirita Leon Denis ,tive o privilégio de conhecer e aprender muito com seu Altivo Pamphiro com quem trabalhei na obra social do centro ,realmente era um homem além do seu tempo .bjks

    ResponderExcluir
  3. Ola boa tarde vim retribuir a visita agradecer,amei te conhecer um grande beijo no coração!Enfermageando

    ResponderExcluir
  4. Rudy
    Minha doce amiga que surpresa e ao mesmo tempo muito alegria em ver uma entrevista de uma escritora muito querida e que ntive o prazer de conhecê-la e receber toda a sua orientação, carinho, dedicação e amizade.

    Tive o prazer de ter sido presenteada não só com sua amizade, mas também com uma de suas obras que tocou muito o meu coração. Descobrindo um caminho .
    http://www.editoraeme.com.br/autores.html

    Ainda não tinha a Saleta de Leitura e não cheguei a postar uma resenha. Agora lendo sua entrevista e já tendo parabenizado pela lançamento do seu livro Minha Escolha é Viver e agora lendo sua entrevista fico feliz em saber que isso só é o começo de muitas divulgações pela blogosfera a fora.

    Parabéns a ambas pela maravilhosa entrevista.
    Beijos
    ,

    ResponderExcluir
  5. Nossa, a autora escreve desde de 9 anos de idade?!
    Só quem tem o dom meesmo! Eu espero poder ler um dos livros dela, já que ainda não li nenhum :(

    ResponderExcluir
  6. Adorei a entrevista, a autora é ótima e conquista tanto adultos como crianças!!

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy