29/09/2013

RESENHA #36 - "EM BUSCA DE UM FINAL FELIZ" - KATHERINE BOO

Em Busca de um Final Feliz



LIVRO  : "EM BUSCA DE UM FINAL FELIZ"

TÍTULO ORIGINAL: "BEHIND THE BEAUTIFUL FOREVERS"

AUTORA: KATHERINE BOO

TRADUÇÃO: MARIA ANGELA AMORIM DE PASCHOAL

EDITORA  : NOVO CONCEITO

PÁGINAS –287

IMPRESSÃO - 2013

 1ª  EDIÇÃO

CATEGORIA: NÃO-FICÇÃO

ASSUNTO: REPORTAGEM/SOCIOLOGIA

ISBN: - 978-85-8163-032-8




CITAÇÃO: "A procissão dolorosa dos favelados parecia ainda menor em contraste com a animação enorme da cidade do aeroporto. Painéis gigantes anunciavam o lançamento iminente da versão indiana da revista People. Carros pretos dirigidos por motoristas rolavam silenciosamente para fora do Hyatt, participantes de uma convenção farmacêutica, fazendo uma pausa para conhecer a cidade. No Hotel Leela, representantes americanos do parque temático da Universal sentiam-se otimistas com seus planos de entrar no mercado indiano. "A porcentagem de pessoas ricas na Índia é pequena, mas olhem os números absolutos. Existe o suficiente para a gente fazer isso dar certo. Nem me fale sobre a Disney, somos a melhor marca. Homem-aranha, A vingança da múmia, e agora estamos tendo bons resultados com o Harry Porter. Eu sei, as pessoas vão dizer que eu deveria ir a Disney Wordl, espionar o rival, mas não posso fazer isso. Sou competitivo demais, não dou um centavo para a oposição..."."(pág. 145)


ANÁLISE TÉCNICA:


-CAPA = 


Menino no meio de uma poça de lama com o rosto voltado para o céu, ao fundo uma favela e mais ao fundo prédios residências.


Título acima da figura central em letras vermelhas e o nome da autora acima em letras pretas e em evidência.


Adaptação da capa: Jorge Parede.


Design capa original: Gabrielle Bordwin

Imagens capa: Chiara Goia (Slum), Alex Masi/Corbis.


Após a leitura do livro percebe-se que a capa é uma parte do local onde tudo transcorre no enredo.


(nota:  4,00 de 5,00)


-DIAGRAMAÇÃO:  


Feita pela Futura, Vanúcia Santos. 


Impressão e acabamento RR Donnelley.


É feita com: dedicatória, prefácio, sumário,prólogo, dividido em 4 partes numeradas e com títulos e 17 capítulos numerados e com títulos,  nota da autora, agradecimentos e sobre a autora. Uma diagramação bem completa, o que me agrada.


Formato/Acabamento: 16x23x1,9


Peso: 0.42 kg


(nota: 4,00 de 5,00)


- ESCRITA: 


Prefácio em primeira pessoa pela autora.

O livro em si é escrito em 3ª pessoa, bem descritivo e com diálogos.


A escrita é romanceada o que dá uma falsa impressão ao conteúdo do livro que é real e chaga a ser cruel em certas partes. Talvez por isso a autora tenha ganho o prêmio Pulitzer, ela mostrou a realidade em linguagem 'adoçada'...


Achei que por ser jornalista o livro seria em forma de reportagem, na verdade ela enquadrou o livro em forma de romance para contar uma história real e dolorosa. 


 (nota: 3,80 de 5,00)


CITAÇÃO: "Ele estava bem preparado para seu trabalho como novo microssabotador da nova economia. Sua habilidade de escalar paredes fora conquistada nos coqueiros da estrada do aeroporto, seu tamanho pequeno ajudava a desviar suspeitas, e ele não recusava os riscos calculados, como aqueles que correra ao saltar no parapeito cheio de lixo, acima do rio. O único problema era que suas mãos e pernas tremiam cada vez que ele pegava um pedaço de metal, um tique nervoso que os outros ladrões achavam divertidos." (pág. 225)


RESUMO SINÓPTICO:  


Fátima Shaikh - Perna Só tem 35 anos, é escandalosa e é vizinha de Abdul e vive em litígio com a mãe dele. É casada com um muçulmano pobre e que ao sair para trabalhar, deixa a esposa livre para receber homens em casa, claro que ele não sabia. Ela tocou fogo no próprio corpo e acusa Abdul de tê-lo feito.



Abdul Hassan não sabe realmente qual sua idade e tem uma imensa família. São 9 irmãos que ele consegue sustentar com suor do seu trabalho.



Sunil Sharma, o menino catador de lixo que quer ficar rico e tem uma moral ilibada para as condições em que vive, não se envolve com ladrões, nem drogados, mesmo quando a fome aperta e se torna insuportável.



Manju, a moça mais bonita da favela, que quer ser professora e estuda através da extorsão feita pela mãe Asha a outros moradores que podem pagar pela ajuda, já que é influente e recebe do governo verba para manter uma escola que vive fechada e funciona apenas no dia de inspeção, mas Manju gosta de ensinar os pequenos o que causa raiva em Asha.



São alguns dos personagens reais que vivem em Annawadi,  favela vizinha ao aeroporto Internacional de Mumbai, na Índia e onde Katherine Boo durante 4 anos fez um estudo através de entrevistas e questionários para execução do livro.



Entre duas realidades totalmente diversas, separada por um muro, onde do lado pobre vive da reciclagem de lixo, encontramos corrupção do governo na política, freiras, policiais e juízes ladrões e até os médicos insistem em cobrar por serviços que deveriam ser gratuitos. Do outro comidas exóticas, luxo e uma vida totalmente diferente separada por apenas 200m...


ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR:



Nossa! Talvez seja a resenha mais difícil que faço desde que me aventurei a expressar opinião sobre os livros que leio... Por que? Porque me causou sentimentos contraditórios e mexeu muito com minha parte sensível, solidária e de querer resolver os problemas de sobrevivência alheia, não admito as pessoas passarem fome e me entristeço quando me deparo com uma realidade dessas... 


O livro é uma realidade nua e crua. Sem falso moralismo, sem fantasia, apenas a compilação de estudos feitos por 4 anos pela autora, em um local limítrofe entre duas realidades  na Índia. E foi um choque grande!


Como se trata  de fato reais, o livro tem muitas personagens o que atrapalha um pouco o fluxo da leitura, porque confunde em alguns momentos. Após aprender sobre as personagens, o livro traz um ritmo melhor. Pode ser uma dificuldade minha, mas na verdade foi algo que incomodou.


Como algumas crianças fazem parte da história, tem momento hilários e dá até para rir, entretanto, a maior parte do livro é dolorosa, triste e a realidade tão cruel que chega a doer. Conhecemos a corrupção, ladrões e toda realidade maquiavélica de políticos e policias, mas ver freiras e médicos envolvidos em tal prática em um local totalmente desprovido do básico: saneamento, água, energia, escola e comida, deu uma revolta ainda maior.


O que posso dizer é que se você gosta de livros baseados em fatos reais como eu, gosta da realidade verdadeira de uma sociedade longe da que vivemos e perto do que ouvimos existir, mas não vivenciamos, o livro é interessante, porém cruel e chocante. E se não gosta desse tipo de leitura, nem se aventure...


NOTA : 4,00 de 5,00


 smiley livrosmiley livrosmiley livro smiley livroSmiles - Recados e Imagens (6279)




CITAÇÃO: "Há dez anos, eu me apaixonei por um indiano e ganhei de presente um país. Ele insistiu para eu não me deixar levar pelas aparências." (pág. 277)


SOBRE O AUTORA:

 

Katherine Boo é redatora do The New Yorker, foi editora do The Washington Monthly e, por quase uma década, repórter e editora no The Washington Post, mas aprendeu a fazer reportagens no Washington City Paper.
Passou os últimos 20 anos fazendo reportagens dentro de comunidades pobres, observando como as sociedades distribuem oportunidades e como os indivíduos escapam da pobreza. Já foi premiada pela MacArthur Foundation, recebeu o National Magazine Award for Feature Writing e ganhou o Pullitzer Prize para Serviços Públicos.
Este é seu primeiro livro.

RESENHA FEITA POR RUDYNALVA.


CORTESIA EDITORA NOVO CONCEITO.
 EDITORA NOVO CONCEITO
CHEIRINHOS
RUDY


PENSAMENTO DO DIA: "A tradição é a personalidade dos imbecis."(Albert Einstein)

 



66 comentários:

  1. Olá amiga como vai!!!
    Obrigada por participar de nossos sorteios!
    Tenha uma semana especial e cheia de realizações.
    Sucesso hoje e sempre!
    Beijão enorme

    http://diferencial2000.blogspot.com.br
    Lojinha:candylandy.loja2.com.br
    http://docesinlove.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Rudynalva!
    Passando pra desejar uma linda semana pra vc!
    Obrigada por me visitar!

    Beijos!

    Unhas Clássicas e Modernas
    <a

    ResponderExcluir
  3. Oi, Rudy!

    Domingo já terminando e vim lhe desejar uma ótima semana!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Sabe, eu nem solicitei este livro por medo de me debulhar em lágrimas, tenho certeza de que se trata de um livro emocionante e tocante ao extremo, acredito que seja uma leitura inesquecível.

    Beijão, Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br
    .

    ResponderExcluir
  5. Rudynha querida, sabe bem como gosto de livros que retratam a realidade. São chocantes e a gente se arrasta penalizado pela leitura, mas são livros necessários, feitos para que compreendamos o quão egoístas podemos ser. Nossa condição é espetacular em vista dessas pessoas sofridas. Muitas vezes penso que eles estão perto da barbárie, não é preconceito, mas o atraso é tão grande que chega a embrulhar o estômago.
    Adorei sua resenha e a coragem com que colocou a verdade à mesa. Parabéns querida, você sempre brilha!

    ResponderExcluir
  6. Rudy querida,

    Obrigada pelo comentário no blog e por votar no meu blog! *----*

    Que leitura interessante, esse livro parece ótimo. Amei a resenha!

    beijos,
    http://misssainha.com/

    ResponderExcluir
  7. Gostei da resenha, nunca tinha ouvido falar desse livro.

    Lápis,Papel e História

    ResponderExcluir
  8. aqui dá para ter certeza de como uma resenha é importante.. pelo título, o livro induz a algo romântico, amor, relacionamentos... e a realidade é bem outra.... amei essa tua resenha, que me mostrou que, sim, é um livro interessante, porém não me seduz pelas dificuldades e tristeza... ando num momento em que busco algo leve, light, bonito.... bjs desejando ótima semana
    tititi da dri

    ResponderExcluir
  9. Oi Rudy,
    Bela resenha....eu tenho esse livro na fila para ler...minha vida é tão normal e agradeço a Deus por isso, que ler como algumas pessoas vivem realmente só me faz agradecer mais. Gosto de ler obras em fatos reais. Beijokas elis!!!
    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Rudy! Nossa, que livro forte! Adorei sua resenha, e apesar de este ser um livro bem triste, fiquei interessada na leitura, acho que sempre é bom conhecer outras realidades, né?

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. LINDA RESENHA ADOREI QUERO LER ADORO LIVROS QUE ME PRENDAO A LEITURA ESTE SEM DUVIDAS BJUS

    ResponderExcluir
  12. Eu acho que este livro não entrará na minha wishlist. Não porque eu não goste de leituras críticas e verdadeiras, mas porque sou uma verdadeira manteiga derretida! Do tipo que chora de se acabar lendo Marley e Eu e até livros da Meg Cabot! Então este passará longe de minhas mãos.

    ResponderExcluir
  13. Oi amiga...
    nossa parece super interessante este livro, adoro ler livros baseados em fatos reais... leio e parece que estou no meu de tudo o que está acontecendo... ficou muito boa a resenha, parabéns!
    Bjssss

    ResponderExcluir
  14. Adorei a resenha, muito bem escrita! Gostei muito da história desse livro, parece ser muito emocionante e verdadeiro, com certeza é um ótimo livro!
    beijos

    ResponderExcluir
  15. Ótima resenha, adorei o blog...parabéns!

    ResponderExcluir
  16. Eu me encantei com a capa... O estilo não me agrada, gosto mesmo de ficção. Acho a realidade muito triste para ficar fuçando deste jeito; consigo não ficar abalada quando um personagem morre, entende? hehehehe... talvez eu leia... E, sinceramente, eu amei a resenha :)

    ResponderExcluir
  17. O livro parece ser bom demais! Amo romances.. me fazem flutuar.. Adorei a resenha! Parabéns!

    ResponderExcluir
  18. Parece aquele tipo de livro que te faz sentir vergonha de si mesmo no quesito futilidade... acho que nunca li algo do tipo, nem sei se leria sem receios.. as vezes a fantasia é bem melhor, mas me deixou curiosa, e se por acaso eu estiver com ele em minhas mãos leria, caso contrário não.

    ResponderExcluir
  19. Obrigada aos comentários.
    Desejo um Natal pleno de luz e paz!
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Não sabia q este era um livro premiado!
    E vou dizer uma coisa: quem me conhece sabe q eu amo livros tristes, mas este me deu até medo de ler!! rsrsrs Acho que por ser baseado na realidade.
    Não sei se vou ler. Tô pensando ainda. hehehe
    Bjoss

    ResponderExcluir
  21. Só pela sua resenha já me chamou a atenção, fiquei curiosa para ler. Vou ver se acho. Livros que tratam da realidade são muito tocantes mesmo, mas nem sempre conseguimos aguentar.
    Beijinhos... Um bom final de semana...

    ResponderExcluir
  22. Ótimaaa Resenha!
    Parabéns.. Adorei


    Beijos Bom final de semana!!

    ResponderExcluir
  23. A história deste livro é tão linda e apaixonante. Espero ansiosamente pela oportunidade de ler e conhecer mais sobre o personagem. Amei.

    ResponderExcluir
  24. Oi flor!
    Nossa fiquei surpresa de saber que este livro é um romance documentário não ficcional. Acredito que a autora foi feliz ao conseguir repassar para o leitor uma realidade tão distante. Outro ponto positivo que notei é que parece que a autora não faz uso de uma linguagem com apelo emocional para sensibilizar o leitor. Sua escrita é forte e direta.
    Acredito que este livro nos traz um grande engrandecimento! ótimo conteúdo!
    Bjus

    ResponderExcluir
  25. Adorei a sua resenha!! História emocionante e que despertou a minha curiosidade de lê-lo. Fiquei ansiosa para ter em minhas mãos e degustá-lo.

    ResponderExcluir
  26. Ameeeeei a resenha! E agora mais do que nunca estou ansiosa para ter este livro!!! :)

    ResponderExcluir
  27. Amei! O livro já entrou para minha lista de desejados

    ResponderExcluir
  28. Gostei da resenha,acho que esse é o tipo de livro que nos faz pensar na vida,mas ainda assim não me chamou muito a atenção,talvez em outro momento seja a minha escolha :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  29. Olá!
    Gostei da resenha e achei o livro ótimo.
    Porém como a lista está grande deixei de adicionar novos livros. Mas assim que diminuir cm certeza ele entrará na lista.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  30. Li várias criticas e resenhas positivas sobre esse emocionante livro... Estou super curiosa para ler...

    ResponderExcluir
  31. Ainda nao tive oportundiade de ler esse livro, ma aj pude perceber que a historia é otima.


    xx

    ResponderExcluir
  32. Me parece bem interessante a história, creio que vou gostar, principalmente por explorar uma sociedade e costumes que eu não conheço. Sou bastante curiosa. Abraços \0/

    ResponderExcluir
  33. nossa que livro interessante,nao conhecia,agora fiquei com muita vontade de ler,e esperança de ganhar

    ResponderExcluir
  34. Não conhecia o livro.
    A história parece boa, embora não seja muito do meu gosto esse estilo. Mas as vezes é só questão da gente dar uma chance e ver o que acontece :)

    ResponderExcluir
  35. Não conhecia o livro e sua resenha me induziu a querer lê-lo... Parabéns pela ótima resenha e gramática... NovoConceito#

    ResponderExcluir
  36. Apesar de uma capa e um título bregas, o fato de uma história baseada em fatos reais ser escrita de forma romanceada me chamou atenção. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  37. Sou dessas que gosta de ler de tudo, mas assumo que de todos o que menos me chama atenção são as 'não-ficções', porém, após essa resenha fiquei curiosa e com vontade de conhecer 'Em busca de um final feliz' :)

    ResponderExcluir
  38. Parece ser um livro muito interessante!

    ResponderExcluir
  39. Esse livro parece ser muito emocionante, retratando a realidade é uma boa forma de abrir os olhos das pessoas. Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  40. olá gostei da resenha eu tava pensando em comprar esse livro mais agora com toda a certeza vou ele me tocou!!!

    ResponderExcluir
  41. Encontrei esse livro ontem numa livraria, achei que seria bom, mas agora tenho certeza! Será meu próximo livro a ler. Adorei a resenha. Muito obrigado! Beijão :D

    ResponderExcluir
  42. Nossa esse livro parece ser ótimo, fiquei doida pra ler!

    ResponderExcluir
  43. nunca quis ler esse livro pois esse livro é muito triste, mas eu amei sua resenha e quero muito ler ele

    ResponderExcluir
  44. Esse livro parece ser muito diferente de tudo que eu tenho lido ultimamente. Talvez porquê eu fuja um pouco desses temas! Tão tristes.... Meu coração fica doendo kkkk Mas é bom a gente ler e ter livros desses em casa para fazer toda a família ler! Beijoss https://411dreams.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  45. adoro tudo relacionado à Índia.Quero muito ler.
    Bjs

    ResponderExcluir
  46. Agradeço à participação de todos e peço que convidem seus amigos e conhecidos para participarem também.
    Bom final de semana.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  47. Amei a resenha, o livro parece ser fantástico! Próxima leitura, com certeza! Parabéns

    ResponderExcluir
  48. Esse não faz muito o estilo de leitura que eu gosto, mas achei a sua resenha interessa.Talvez eu leia o livro!

    ResponderExcluir
  49. Confesso que esse tipo de livro não me chama a atenção. Só em saber que toda essa realidade nua e crua existe, fico me sentindo mal. Por isso, sempre tento evitar esse tipo de leitura.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  50. Nossa pela nota e pela resenha acho que preciso ler este livro...adoro conhecer novos autores ^-^

    ResponderExcluir
  51. Deixando meu Oi aqui amei a rezenha :D

    ResponderExcluir
  52. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  53. Olá querida!
    Adoro livros que retratam a realidade,fiquei mega interessada nele!
    Amei sua resenha!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  54. Livro lindo, com uma história bem interessante... a quero lê-lo!!!

    ResponderExcluir
  55. Esse livro já está na minha listinha de leitura!
    belajpa.blogspot.com.br
    Beijos

    ResponderExcluir
  56. Parece ser tão instigante... Anotado na lista de leitura!

    ResponderExcluir
  57. Comecei a ler ele há muitos anos, mas nem consegui terminar.
    AI, muito dolorido e triste.
    É horrível e saber dessa realidade, e a gente o que pode fazer pra ajudar?
    Complicado.
    bjs

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy