10/08/2012

ENTREVISTA #9 E PARCERIA #29 - ESCRITOR MARCELO HIPÓLITO


Bom Noite  Alegres e felizes seguidores!

É com imenso prazer que trago mais uma parceria para enriquecimento do blog.: o escritor Marcelo Hipólito. 
 Gentilmente se prontificou em nos conceder uma entrevista para que possamos conhecer um pouco mais sobre ele, sua obra e suas outras atividades. 


Obrigada Marcelo, já agradeço!

 


1-) Para iniciarmos, que tal falar um pouquinho da sua vida pessoal?
Nasci em São Paulo, mas ainda pequeno fui morar no Rio de Janeiro, onde passei boa parte da minha vida. Atualmente, moro em Brasília. Sou casado e levo uma vida tranquila.


2-) Como e quando surgiu a ideia de ser escritor?
Na verdade, graduei-me em Cinema, na Universidade Federal Fluminense, motivado pela minha paixão por roteiros. Trabalhei alguns anos nesse ofício, desenvolvendo roteiros para cinema e televisão com um colega escritor, Marcelo Machado. Chegamos a ter um agente em Los Angeles, nos EUA, e algumas propostas avaliadas por estúdios, como um episódio chamado “Flute”, que escrevemos para a série Arquivo X.
Contudo, para essas propostas efetivamente se desenvolverem teríamos que nos mudar para a América, algo nada viável para nós, à época, por diversos fatores pessoais e profissionais.
Diante disso, decidimos investir numa atividade que nos permitisse escrever tanto para o mercado estrangeiro quanto o brasileiro sem a necessidade de mudar do Brasil. Começamos a escrever contos em inglês, como “Eternal Grief”, indicado para melhor conto de horror nos EUA, em 2003, pelo “Preditors & Editors Readers´ Poll”. Paralelamente, iniciei uma carreira própria como romancista no Brasil, que levou aos meus livros “Lúcifer – O Primeiro Anjo” e “Osíris – Deus do Egito”, ambos da editora Marco Zero. Em 2012, devo lançar meu terceiro romance.


3-) Quais influências teve para escolher o estilo ficção/terror?
Minhas influências são variadas, não apenas na literatura, mas também no cinema, televisão e quadrinhos. Em livros, cito Stephen King e J.R.R. Tolkien. Em outras mídias, Garth Ennis, Alan Moore, Stanley Kubrick, Rod Serling e Joss Whedon.

4-) Fale um pouco de suas obras literárias.
Escrever é meu maior prazer, alegria e satisfação. Creio que minhas obras refletem essa paixão.
Quando seleciono um tema, mergulho de cabeça no universo que estou criando. Deixo-me levar por seus meandros, desdobramentos e consequências.
Aprecio histórias épicas, impactantes e de forte emoção. Não somente emoção do tipo aventureira e física, mas principalmente a intelectual e criativa. Gosto de pesquisar sobre o tema, desvendar suas curiosidades e polir suas incertezas, para depois compartilhar com o leitor minhas descobertas e inquietações.
Em resumo, escrevo os livros que eu gostaria de ler.

5-) E sobre o livro Osíris, o que pode nos contar?
“Osíris – O Deus do Egito” conta a história dos deuses egípcios, uma tarefa intricada por se tratar de uma mitologia de base oral, que apresenta grande variedade e fluidez narrativa, dependendo da época e da região do Antigo Egito abordada. O livro mistura mitologia e ficção ao apresentar deuses com características surpreendentemente humanas, eivados de qualidades, defeitos, predicados e iniquidades que os aproximam bastante de seus súditos.



6-) Sou fascinada por anjos e não poderia deixar de perguntar como foi fazer estudos arqueológicos e religiosos para composição do livro Lúcifer - o primeiro anjo?
Foram mais de dois anos de pesquisas. Procurei estudar teses e livros acadêmicos de arqueólogos da Europa, Japão, EUA e Oriente Médio sobre rituais funerários, religiosos e tribais de povos pré-históricos da Mesopotâmia, Síria e Turquia. Adicionalmente, li o Corão, o Talmude, o Vedas, a Bíblia, o Tao Te Ching, entre outros. Além disso, pesquisei obras de referência sobre outras crenças e filosofias, como o Zoroastrismo e o Budismo.

7-) Tive oportunidade de ler um conto seu no livro Metamorfose (organizado por outro grande escritor nacional que é o Ademir Pascale),  e confesso ter me fascinado a ideia de fazer uma transformação inversa de um lobisomem. Pode se dizer que é uma forma de analogia com a raça humana?
A lenda do lobisomem sempre me fascinou pela ideia do monstro que, na lua cheia, destrói todos os homens e lobos que encontra em seu caminho. Contudo, instigava-me, ainda mais, a ideia do que aconteceria se, em vez de um homem, fosse um lobo a sobreviver ao ataque da criatura, condenado, a partir de então, a carregar a maldição. Na minha concepção, ele seria amaldiçoado com a condição humana e todas as suas idiossincrasias. Nossas angústias, medos, alegrias, sonhos e ambições. É um conceito muito forte para mim: o animal que subitamente se torna racional, dando-se conta de sua própria existência, fragilidade e mortalidade.


8-) O que acha da participação dos blogs na vida de um escritor nacional? Qual sua expectativa?
Acho que blogs, fóruns e redes de relacionamento constituem um canal de diálogo dinâmico e indispensável entre autores, leitores e entusiastas, contribuindo de forma relevante para a troca de ideias, experiências e a promoção da cultura.


9-) Quem quiser adquirir suas obras pode encontrá-las onde?
No meu novo site os interessados encontram informações sobre os livros, trechos gratuitos das minhas obras, canais de compra e outros conteúdos interessantes: www.marcelohipolito.com

 
10-) Agradeço de coração por poder conceder essa entrevista ao blog, e, se não for pedir muito, deixe uma mensagem aos nossos leitores.
Ler é o melhor alimento para o cérebro, a maior ginástica para a imaginação e uma das mais deliciosas formas de aproveitar a vida. Assim, seja feliz. Leia bastante!
Obrigada e desejo sucesso sempre.

cheirinhos
Rudy



  - Recados e Imagens (197) 

Gostou? Clica na tecla g+1 aí em baixo.

  PS: Comente, seu comentário vale inscrição extra  nos sorteios e faz uma blogueira feliz,  obrigada!

  Comenta - Recados e Imagens (8976)

Sua sorte do dia (10 de ago)
  "Egoísmo não é viver como a pessoa deseja; é pedir que os outros vivam como ela
."

5 comentários:

  1. Oi Rudynha!

    Parabéns pela entrevista, adorei conhecer um pouco mais do Marcelo.

    Estou lendo Osíris e gostando muito, mas ainda estou no comecinho, um tanto cedo pra uma opinião mais acurada, mas, a julgar pelo que li até então o livro é dos bons.

    E tal qual você, adoro anjos e terminando Osíris vou ler Lúcifer - O Primeiro Anjo, depois te conto o que achei.

    Valeu querida!

    bj da angel ;)



    ResponderExcluir
  2. E será que posso fazer uma pergunta pro Marcelo?

    Fazendo de conta que sim, vou adiante. :D

    Marcelo, qual livro foi mais difícil fazer a pesquisa Lúcifer ou Osíris?

    bj da angel ;)

    ResponderExcluir
  3. Oi, Angel!

    Lúcifer foi mais árduo e demorado, já que envolveu o estudo de diversos mitos, filosofias e crenças, em vez de uma única mitologia, ainda que rica e multifacetada como a do Antigo Egito, no caso de Osíris.

    Beijos,

    Marcelo

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    parabéns Rudy, pela promoção e pela iniciativa de apresentar um pouco do autor para nós.
    As duas temáticas (anjos e mitologia" são sensacionais.
    Lúcifer, em particular é um assunto que rende muita polêmica, dependendo da visão e pontos de vista filosóficos dos leitores. Pretendo ler os dois.
    Parabéns ao Marcelo Hipólito.
    Abçs,
    Cármen Machado.

    ResponderExcluir
  5. Oi Rudy! Adorei o livro e a entrevista, muito simpático e objetivo!

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy