30/08/2012

ENTREVISTA #10 - ESCRITOR HERMES M. LOURENÇO



Boa noite alegres e felizes seguidores!

Olha a super entrevista que o Escritor Hermes M. Lourenço nos concedeu.



 Hermes !
Quero agradecer a disponibilidade em poder conceder entrevista para o Blog Alegria de Viver e amar o que é bom, por intermédio da Editora Dracaena.

 

Confesso não ser boa entrevistadora, entretanto, vou tentar...


1-      Que tal começar falando um pouco sobre sua família e vida pessoal?
Moro em Belo Horizonte – MG, porém sou natural de Itapeva –SP. Sou casado, pai de dois lindos filhos – um rapaz de 11 anos e uma mocinha de 5 anos.
Minha vida é uma correria. Sou médico, trabalho em plantões de pronto atendimento e na atenção básica de saúde, além de professor – de urgência e emergência-; e é claro: Escritor. Amo escrever da mesma forma que a amo a arte médica.

2-      O que o levou  a iniciar no mundo literário?
Desde pequeno carrego minha paixão pelos livros por influência de minha mãe que costumava ler histórias quando me colocava para dormir. Já na escola gostava de fazer redações na qual tinha que ler diante da sala e meus colegas adoravam.
Então, quando estava na no final da faculdade de medicina decidi escrever meu primeiro livro. Daí por diante não parei mais de escrever e o que antes era uma paixão transformou-se em amor.

3-      Quais foram suas principais fontes de inspiração para o primeiro livro?
De um modo geral, minha grande influência na escrita veio dos contos de Edgar Allan Poe.
Adoro as obras de Dan Brown, J.R.R Tolkien, ArthurIgnatiusConan Doyle, J.J. Benitez; Ruben Alves, Franklin Távora, dentre outros.
Acredito que todos os escritores citados me influenciaram de alguma forma para escrever Faces de um Anjo; que é uma mistura de suspense, ação, ficção, investigação e misticismo.


4-      Por que o estilo literatura fantástica?
Rudy, quando escrevo um livro, minha intenção é levar o leitor para outra dimensão, onde tudo pode acontecer.
Adoro a literatura fantástica, que em meu ponto de vista é um dos estilos literários mais difíceis de escrever e para isso tem que ter um dom especial que curso e faculdade nenhuma são capazes de ensinar.



5-      Quais livros lia na infância? Sempre gostou de ler?
Sempre gostei de ler. Os livros que marcaram minha infância foram as obras de Monteiro Lobato, Mobi Dick, Pinochio, Peter Pan, Alice no País das Maravilhas, Contos das Mil e uma Noites, Mitologia Grega, Aladin, Simbad, dentre outros.

6-      O que acha do mercado brasileiro para os novos autores nacionais?
Acredito que o mercado brasileiro ainda seja promissor, porém a grande verdade é que pequena parcela da população brasileira gosta de ler – isso considerando que essa estatística ainda está caindo consideravelmente conforme as últimas pesquisas; vide: http://www.prolivro.org.br/ipl/publier4.0/texto.asp?id=2834
Ainda precisamos de investimento na educação, estimulando a leitura desde o ensino primário. Para termos bons pensadores é necessário primeiramente termos bons leitores. Só que infelizmente a real preocupação de nossos governantes não é valorizar a cultura tampouco a educação. Basta ver o contraste com a abertura dos jogos olímpicos em Londres - um país que se preocupa com a leitura -. Quando vi JK Rowling lendo o primeiro capítulo de Peter Pan, fiquei arrepiado. Neste momento lembrei-me das milhares de crianças em nosso país que não tem acesso ao livro por falta de oportunidade, incentivo e investimento.

7-      Por que os livros ainda são tão caros no Brasil?
Por falta de incentivo a cultura. Esteja certa que nunca faltará o “pão e circo”, agora quando se trata de livro, isso é perigoso, pois um livro é capaz de deixar as pessoas mais inteligentes e críticas.

8-      Tem previsão de novo livro ? Caso tenha, sobre o que se trata?
Tenho sim. Já está passando pela revisão gramatical na Dracaena e o lançamento está previsto para outubro deste ano. O livro irá se chamar: A Conspiração Vermelha – veja trailer book aqui: 




9-      Como foi a escolha da Editora para lançar seu livro?
É muito difícil encontrar uma editora que decida investir em autores iniciantes. A Dracaena tem valorizado os autores nacionais, oferecendo livros de ótima qualidade editorial e seletiva quanto ao conteúdo.
A publicação de Faces de um Anjo foi em regime de parceria.

10-    O que espera dos leitores ao lerem "Faces de um anjo"? E o por quê da escolha do nome?
O título Faces de um Anjo foi escolhido devido ao antagonista Samael ser um vilão de diversas Faces. Os assassinatos que ocorrem no livro foram extraídos dos métodos reais de tortura, usados na Santa Inquisição. Desafio os leitores a tentarem descobrir o final do livro e estou certo que quem ler irá vivenciar uma leitura surpreendente e instigante e com um final- como dizem a maioria dos leitores – de tirar o fôlego.

 Faces de Um Anjo



11-   Gostaria que deixasse uma mensagem aos nossos seguidores, bem como seus contatos e onde poderão comprar seu livro, obrigada!
Rudy, primeiramente gostaria de lhe agradecer pela entrevista e dizer que acho muito legal o “cheirinhos” que você usa como marca pessoal e que você brilhou na entrevista!
Peço a seus seguidores que marquem o livro Faces de um Anjo no Skoob - http://www.skoob.com.br/livro/202195 -, e que valorizem seus autores nacionais, pois nosso país tem autores fantásticos e ainda está carente de leitores.
Quanto a meus contatos:

Um forte abraço a todos!

BOOKTRAILER "FACES DE UM ANJO"

 

BOOKTRAILER "ENIGMA DO FOGO SAGRADO "




  EDITORA DRACAENA

Agradeço de coração pela entrevista e desejo sucesso sempre!

E acrescento que o livro é fantástico, logo farei a resenha e vão ver...

cheirinhos
Rudy




   - Recados e Imagens (197) 

Gostou? Clica na tecla g+1 aí em baixo.

  PS: Comente, seu comentário vale inscrição extra  nos sorteios e faz uma blogueira feliz,  obrigada!

  Comenta - Recados e Imagens (8976)

Sua sorte do dia (30 de ago)
  "
Deus ajuda quem cedo madruga. . "

Um comentário:

  1. Li o livro Faces de um anjo e achei surpreendente!!! É um livro maravilhoso!!! Valeu a pena mesmo!!! Agora estou aguardando ansiosa o lançamento da conspiração vermelha!!! Parabéns Hermes M. Lourenço!!!

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy