10/07/2012

RESENHA #39 - "AQUEÇA MEU CORAÇÃO" - NANDA MEIRELES (LITERATURA NACIONAL)


LIVRO  : "AQUEÇA MEU CORAÇÃO" (LITERATURA NACIONAL)
AUTORA: NANDA MEIRELES
EDITORA  : MODO TRADICIONAL
PÁGINAS –187
1ª EDIÇÃO 2012
CATEGORIA: ROMANCE JUVENIL
ISBN: - 978-85-7961-477-2


 Aqueça Meu Coração

CITAÇÃO: "O que estava acontecendo comigo? Lembro da música que tocava quando encarei a estranha. Coincidência? Talvez, mas eu realmente precisava de muita paciência para entender porque tudo referente a ela era tão diferente..." (pág.  67)

ANÁLISE TÉCNICA: 
-CAPA = de Renato Klisman.
(nota:   4,50 de 5,00)
-DIAGRAMAÇÃO: de Marina Ávila. Com 18 capítulos numerados e com logotipo, tem nota final e epílogo.
Fim diferenciado.
(nota:  4,50  de 5,00)
- ESCRITA: em narrativa feita em 1ª pessoa por Raquel, a protagonista principal do livro.
Revisão feita por Danilo Barbosa.
(nota: 4,70 de 5,00)

CITAÇÃO: "- Costumes, assim como as regras, foram feitos para serem quebrados - o comentário da madre me fez arregalar os olhos, tanto pela confirmação do sorriso maroto que vi em seu rosto enrugado, quanto pelo significado incumbido em suas palavras. " (pág. 94)

RESUMO SINÓPTICO: 

Raquel é uma adolescente comum e resolve contar uma parte da sua história de vida. Tem 19 anos e é filha única. Sua mãe Ariel morre após um acidente e ao dar a luz à ela. Carlos, seu padrasto, a cria como filha amada, mesmo com simplicidade. A avó Cleo ajuda na criação. Regina e Carina são suas melhores amigas.
Moram no Rio de Janeiro e ela adora. O pai trabalha como auxiliar de serviços gerais e de repente recebe uma promoção para ir trabalhar em Porto Alegre no RS. Foi tudo inesperado, porém a felicidade os dominou, já que esperavam há anos por uma promoção para o pai.
Repentinamente Raquel se vê em uma nova escola, novos colegas, nova cidade e vários acontecimentos inesperados e surpreendentes, que alteram de vez seu destino e o destino de sua família. Além da descoberta do amor verdadeiro....

CITAÇÃO: "Nem sei o que ia falar naquele momento, antes dele me beijar novamente.
Foi tão bom quanto antes, mas ainda sim diferente. Foi esperado, surpreendente. A noite e a temperatura começavam a cair em num minuto eu sentia frio e no outro estava envolvida no confortável e quente abrigo de seus braços.
Estava de volta ao meu lar. É difícil explicar, meu pai e minha avó eram minha família, ao lado deles eu era feliz. Mas eu sempre soube que faltava algo para me sentir completa.
Faltava o amor.
Faltava ele." (pág. 133)

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR: 

Aqueça seu coração é um romance adolescente e como tal, controverso e cheio dos dilemas vivenciados por essa fase. Descobertas, surpresas, reações inesperadas, todos sentimentos conflituosos vividos por essa fase. O diferencial é que a escritora conseguiu formar uma protagonista jovem, porém cheia de vivacidade e experiências que a tornaram forte, doce, sábia, otimista e sempre cheia de amor em seu coração, apesar das dualidades.

Em uma linguagem bem moderna que faz com que o leitor se identifique com as personagens bem construídas, a autora consegue envolver e conquistar a cada página. Consegue manter um mistério guardado até quase o final do livro e ainda usa de artifícios lúdicos nas diversas atividades executadas no ambiente escolar onde se passa parte do enredo. 

Mostra o quanto o espírito de equipe, a competitividade e o trabalho em grupo dão resultados positivos. Mostra como o verdadeiro amor, independente de laços consanguíneos, pode ser perpetuado e fortificado com o passar do tempo. 

Mostra como o poder do perdão pode revigorar a alma e como a vingança é prejudicial e permissiva. Mostra ainda a realidade de um mundo esquizofrênico e perigoso. Tudo isso tendo o lirismo e o romantismo da descoberta do verdadeiro amor como pano de fundo...

A Nanda Meireles conseguiu unir todos os bons sentimentos em um livro intenso, ao tempo que sublime para quem consegue enxergar as grandes virtudes ditadas pela vida.

Aprovadíssimo!


 NOTA: 4,70 de 5,00

SOBRE O AUTORA:

 

 Fernanda Meireles, tem 26 anos e é carioca. 

Nasceu na cidade de Nilópolis e atualmente reside em 

Nova Iguaçu, ambas localizadas na Baixada 

Fluminense do Rio de Janeiro. Apaixonada 

pela leitura e tinha em seu coração o desejo 

de escrever a própria história, mas foi só no ano 

de 2009 que abraçou realmente esse sonho. 


EDITORA MODO:



cheirinhos

Rudy 

  Coracoes - Recados e Imagens (7008)

Gostou? Clica na tecla g+1 aí em baixo.

  PS: Comente, seu comentário vale inscrição extra  nos sorteios e faz uma blogueira feliz,  obrigada!

 Comenta - Recados e Imagens (8988)

 Sua sorte do dia (10 de jul)
 

"Uma boa época para concluir tarefas inacabadas  ."

3 comentários:

  1. Adorei a resenha, Rudy...

    Parabéns!!

    Cheirinhos... rs!

    ResponderExcluir
  2. Olá amiga Rudy
    Quanto tempo não apareço, mas lendo a resenha do Aqueça meu coração como é cheia de sentimentos essa história da jovem Raquel.
    Pela sua avaliação não tenha dúvida que vou querer ler.
    Excelente resenha.

    Beijos mil!
    Irene

    ResponderExcluir
  3. Oi, Rudy
    Fiquei com muita vontade de lê-lo!
    Parece ser leve e gostoso de ler como os livros adolescentes são, e também contendo doses de reflexão sobre família etc.
    Vou ver se tem no kindle.
    Bjs

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy