16/05/2012

RESENHA #27 - REDENÇÃO - LÍVIA LORENA (LITERATURA NACIONAL)


LIVRO  : REDENÇÃO
AUTOR: LÍVIA LORENA
EDITORA  : DRACAENA
PÁGINAS – 453
1ª EDIÇÃO JANEIRO/2012
CATEGORIA: FICÇÃO SOBRENATURAL LITERATURA NACIONAL
ISBN: - 978-85-5446-964-8

Também estou em:


 CITAÇÃO: “Todos estavam sob meu controle, se eu mandasse que se jogassem de uma ponte certamente o fariam com prazer.” (pág. 114)

ANÁLISE TÉCNICA: 

-CAPA = Vermelha e preta com a protagonista olhando para o alto com olhar perdido. Feita por César Oliveira.
(nota:   4,00 de 5,00)

-DIAGRAMAÇÃO: Páginas amareladas e letras pretas medianas facilitam sempre a leitura. Feita por Franciele Cades contém: apresentação, sumário e 15 capítulos apenas com títulos. Gosto muito de livros com esse formato mais completo.
(nota:  4,50  de 5,00)

- ESCRITA: em 1ª pessoa relatado por Ruby a protagonista, intermeado por diálogos. Revisado por Valéria Righe Dias e com pouquíssimos erros de ortografia.
* Poderia ter uma revisão mais acurada.
(nota: 4,00 de 5,00)

CITAÇÃO: “Voltei a caminhar, com o barulho das folhas úmidas sob meus pés se quebrando e com os ruídos típicos da mata se calando. O medo que há minutos atrás me deixava em dúvida, agora dava impulso para meu pés. Caminhei mais uns 20km por entre pequenas vilas e estradas desertas. As baixas nuvens eram uma constante em meu trajeto e logo me acostumei a elas. Agora eu subia uma íngreme serra e eu tinha plena certeza de que após aquele pedaço eu chegaria ao meu destino, por isso, comecei a correr novamente.” (pág. 254)

RESUMO SINÓPTICO:Ruby é uma moça de vinte e poucos anos que tem um futuro normal e com boas expectativas. Vivendo com sua família no coração de São Paulo, ela nunca imaginou que se tornaria o centro de uma guerra que já perdura séculos. Após um incidente comum aos noticiários, ela se vê banhada num mar vermelho sangue que insiste em puxá-la cada vez para mais fundo, onde um vazio negro cheio de desejo e ânsia por dor e sofrimento clama por seu nome. Ruby. Ela não sabe como sua vida deu tal guinada, não entende as razões de ter sido jogada em um mundo onde a sede por sangue grita silenciosamente em seu peito, nos momentos em que ela mais deseja estar em paz. Há uma guerra sendo ocultada pelas manchetes de TV. Há muito dinheiro e poder em jogo e Ruby percebe que sozinha não terá chances de encontrar as respostas que procura, mesmo que elas estejam dentro dela, fluindo em suas veias. Ela acredita que tudo está perdido, mas quando surge na sua escuridão Aaron, seu zeloso companheiro, Ruby percebe que mesmo nas mais terríveis situações, existe espaço para a felicidade e para a devoção que só o sangue é capaz conferir.”

CITAÇÃO: “Por alguma razão que eu buscava encontrar, lembrei-me de todas as coisas pelas quais a humanidade passava e talvez a crença que Stéfano dizia, ao contrário do que eu pensava, fosse uma crença regida pela purificação dos injustos e da vida eterna para os justos. Será que eu seria a juíza, a emissária de uma força Divina que me enviara com a missão de trazer renovação à raça humana que já não tinha valores ou compaixão? Será que essa era minha missão?” (pág. 408)

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR: 

Tenho certa dificuldade em fazer resenha quando o livro me envolve totalmente e o considero muito bom.
Confesso que Redeção foi uma grande surpresa e digo porquê... Quando iniciei a leitura pensei:  -Êita! Mais um livro de vampiros. Não que não goste, não é isso. Muito pelo contrário, gosto até demais do tema. Minha preocupação era em relação a massificação que houve sobre o tema, que por existirem tantos livros com o mesmo enredo no mercado, talvez Redenção ficasse à margem de apenas mais um e não pudesse ser um bom livro.

E que bom ao poder constatar que meus receios foram se desfazendo a cada folha lida, a cada página virada, para não dizer: devorada.

A estória dói conquistando-me aos poucos e derrubando cada medo que me acometia.
Além de ser diferenciada das corriqueiras estórias de vampiros, as personagens são bem elaboradas, as conexões entre os relacionamentos são profundas e a fluência da escrita tornam Redenção um dos melhores livros no gênero. Claro que é minha humilde opinião de leitora, já que não dou nenhuma crítica literária especializada.

Falo do sentimento que me dominou ao ler, o ‘feeling’ que o livro me passou. E não posso abster-me em dizer que fui totalmente arrebatada por Aaron... Não me importaria em tornar-me imortal através de ‘suas mãos’, como sei que fará com a Lívia (autora), porque sua obra ficará para a posteridade através dos relacionamentos intensos do livro.

Este foi meu sentimento ao ler.

Analisando de forma mais fria, alguns pontos poderiam ser melhorados ou esclarecidos mais explicitamente.  

Não exemplificarei para não cometer ‘spoillers’, entretanto, ainda estes fatos não apagam ou diminuem o brilho fluorescente de tão magnânima obra. Tornam-se superficiais e acabam no esquecimento ao final, quando o sentimento de entusiasmo e êxtase dominam e se fecha o livro dizendo: isso sim é uma verdadeira obra vampiresca.

Leiam! Não se arrenpederão. Serão engolfados e engolidos por um mar de sangue, lutas (até interiores), disputas pelo poder e por amor, um intenso amor!

NOTA: 4,70 de 5,00

 smiley livrosmiley livrosmiley livro smiley livrosmiley livro


SOBRE A AUTORA:

 

Livia Lorena – daí vem o Lilo. Tem 25 anos, nascida no dia 12 de junho de 86. Formada em Marketing . Mora em SP e adora ir aos parques de lá  ou simplesmente ficar “de boa” em casa. Uma das suas paixões é ouvir música-e apreciá-las – e lógico escrever. Ama demais escrever. Já escreveu um livro em parceria com uma velha amiga chamado As Jóias de Era. Ele está pronto, mas por motivos diversos ficou abandonado. Seu grande fascínio sempre foi mesmo histórias que envolvem vampiros. Nada de fantasmas, lobisomens, Ets, possuídos ou outros mitos, os vampiros sempre fizeram parte da sua imaginação, por vários motivos. O primeiro é que desde novinha sonhava  muito com o tema. Dá pra escrever um livro de contos com seus sonhos com vampiros – daria até um bom livro viu!
Assim logo se interessou  por livros do gênero. Cheguou a comprar um livro – tipo uma enciclopédia – que contava tudo sobre os vampiros, o mito, a realidade, crenças, origens e tals. Leu Anne Rice, Drácula de Bran Stroker, André Vianco e outros que não lembra o nome. Dos clássicos, esses são os que mais a marcaram, principalmente o livro/filme do Drácula. Também leu  a série Crepúsculo , começou a ler Marcada e tentou (várias vezes ela  jura) ler Diários do Vampiro. O que tem pra dizer deles? Hummm... Crepúsculo é um romance com vampiros... Não um livro de vampiros. Marcada seria fofo se fosse um livro mais voltado para as bruxas e não vampiros... Agora DdV eu tentou mas parou no começo... Não foi muito com a cara dele. Que fique claro que adora quase tudo do gênero, sem preconceitos, por isso lê tudo o que pode a respeito, mas acha importante que as personagens sejam cativantes logo de cara se não eu fica desestimulada e não consegue terminar a leitura. Em DdV eu não gostou da Elena do livro. 

Contato:  Blog Redenção

 Perfil de Redenção no orkut
http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=15493750700347524602



Perfil Skoob

http://www.skoob.com.br/perfil/liloflor



Nosso Twitter

@redencaobylilo


Msn

liloera@hotmail.com


Onde ler Redenção

http://www.bookess.com/read/3599-redencao/


Portifólio

 http://lililorena.daportfolio.com/

FaceBook

http://www.facebook.com/pages/Reden%C3%A7%C3%A3o/250261208361127


E-mail

redencaobylilo@gmail.com

CHEIRINHOS
RUDY

    BLOGUEIRINHOS DO BEM!

Gostou? Clica na tecla g+1 aí em baixo.


  PS: Comente, seu comentário vale inscrição extra  nos sorteios e faz uma blogueira feliz,  obrigada!

 Comenta - Recados e Imagens (8980) 


Sua sorte do dia (16 de mai)
".Provérbios vêm em pares. "

8 comentários:

  1. Querida, falo layouts para blog por R$30!!
    Se tiver interesse, faça um orçamento sem compromisso ;)

    blogsqa@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha, não conhecia este livro, até que parece bom! ;)
    http://dezahoffmannmoda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Que resenha completa, puxa. Achei muito bacana sua análise de capa, de diagramação e do texto. Tenho muita vontade de ler este livro.

    A resenha faz aumentar este desejo.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  4. O trabalho da Lilo é diferenciado e de ótima qualidade... Já li várias resenhas e sempre constato ótimas opiniões sobre o redenção, que eu conheço desde a sua fase inicial. As resenhas da Rudy são as melhores da Internet, completas, sinceras e expressão o que, realmente, é o livro. Desejo sucesso para a Lilo e parabenizo a Rudy por sua ajuda e contribuição com a literatura nacional!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vixe... Desculpe o erro!!! Não é "EXPRESSÃO", Mas sim : "EXPRESSAM"!!!

      Excluir
  5. Olá!
    Gostei muito da resenha, estou louca para ler o livro da Lilo!

    Beijos,
    Fernanda
    http://blogimaginacaoliteraria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Gostei muito da resenha. Parece ser um ótimo livro mesmo.
    Estou com ele aqui para ler, não sei quando ainda.
    E a Lilo é uma fofa! Adoro ela.
    Abraço...

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  7. Oiee! Sua resenha ficou linda! Toda vez que penso que vc dedicou um pouquinho do seu tempo pro meu filho meu coração se enche de alegria. Muito obrigada! Eu concordo de fato com td o que vc disse!
    Parabéns.
    Bjos
    Lilo
    Redenção

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy