19/01/2012

RESENHA #4 - "AKELON - UM NOVO MUNDO" - JUNIOR MENEZES (LITERATURA NACIONAL)

LIVRO  : “AKELON – UM NOVO MUNDO”
AUTOR: JUNIOR MENEZES
EDITORA  INDEPENDENTE
ILUSTRAÇÕES – JUNIOR MENEZES
PÁGINAS –151
EDIÇÃO 2011 (ESCRITO EM 2008)
CATEGORIA: FICÇÃO CIENTÍFICA/LITERATURA BRASILEIRA
ISBN: - 978-85-62418-71-6







CITAÇÃO: “ – QUE MARAVILHA! Em poucos minutos, poderei respirar o ar puro do meu planeta! Depois de tantos anos, em breve verei Labínea e seus jardins flutuantes... – Os doces pensamentos do jovem aventureiro eram nostálgicos e cheios de felicidade. [...]” (pág. 28)
 


RESUMO SINÓPTICO: O ano é 2095 e o local é a cosmopolita Labínea, cidade-estado e capital do exótico planeta Akelon. 

O  livro conta a história de uma avassaladora crise de proporções étnico-sociais, duas nações declaram guerra, o motivo: os humanitons, nativos do planeta Akelon, não aceitam que os povos répteis nativos do planeta Lazarrá, apelidados de forma pejorativa de kechanianos, estabeleçam moradia em seu mundo, alegando que eles podem lhes prejudicar no futuro, porém estes não têm mais para onde ir, já que o planeta Lazarrá fora pulverizado por um asteróide. Há outros nativos em Akelon ainda: os Sarkadianos e os Gregorianos que ficam inativos entre a guerra das raças mais ativas e fortes.


Mas isso é apenas parte do problema em Labínea, após a morte do pai, ex-ministro de Akelon, a jovem ministra Sarah Redner instruída e educada para ser a póxima na sucessão ao minitério,  enfrenta criticas fervorosas e ataque pessoais por evitar o uso de armas de destruição em massa contra a cidade-caverna de Kecham e sempre em  busca da paz e o diálogo.


 A ministra é uma pacificadora, ao contrário do  maléfico chanceler Dam Sioux, que  não perde nenhuma oportunidade de tentar colocar a ministra contra a opinião pública e ridicularizar seu governo. Entretanto com a chegada do aventureiro Nyck Falcon, Sarah irá depositar nele as suas últimas esperanças na busca pela paz e manutenção da democracia em Akelon.
 


CITAÇÃO: “ –Mas temos de agir rápido antes que a guarda-real venha nos retaliar! Concentrem o ataque na redoma! – De forma imediata, o comandante Billius Janke repassa para os seus guerreiros a ordem do seu monarca e estes obedecem.” (pág. 51)



ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR: “Akelon “é um livro de ficção futurista pura onde a criatividade do autor cria um mundo evoluído em termos tecnológicos. Mescla a hierarquia governamental  e a guerra entre povos diferentes com a realidade terrena, fazendo um paralelo entre o que se vive e a fantasia do livro. 


O livro é descrito e narrado pelos Anciões Galácticos: em sua primeira parte situando o leitor sobre a criação e a formação política, como a guerra teve início e a razão de seu prolongamento. Na segunda parte os diálogos e relacionamentos dão o tom ainda mais ficcionistas e mostram como a traição e a ambição podem destruir as boas intenções e o pacifismo. Tudo isso com o surgimento de um amor inesperado, o que torna o livro uma ficção romântica, demonstrando a própria natureza do autor.


Outro ponto forte do livro são as ilustrações, feitas pelo próprio autor e que dão vida as personagens, fazendo o leitor viajar em um mundo futurista ideal, superior e evoluído. 


A tempos não lia uma ficção tão boa, ativa, fluente, envolvente... Lembra o próprio Isaac Isimov , Arthur C. Clarke e autores da série Perry Rhodan, como: Clark Darlton, William Voltz ,  Kurt Mahr, Hans Kneifel e outros,  trazendo a nós uma boa ficção e mostrando o quanto os autores nacionais tem evoluído em qualquer estilo de escrita. Parabéns ao autor!


Definir o livro em uma palavra apenas: SURPREENDENTE!



CITAÇÃO: “ – Isso mesmo minha querida! Eu vim a Akelon em busca do meu passado perdido... Mas em seu lugar encontrei algo muito melhor! O seu amor! Eu te amo Sarah Redner! – O sentimento de amor torna-se cada vez mais intenso entre a jovem ministra e o aventureiro. Eles não perdem a oportunidade de trocarem carinhos e um fortalece o outro, mesmo que seja por poucos instantes. E ali mesmo no gabinete da ministra, tendo ao fundo a vidraça por onde é possível ver as torres da cidade, beijam-se carinhosa e longamente.” (pág. 96)

NOTA: 4,70  DE 5,00



smiley livrosmiley livrosmiley livro smiley livrosmiley livro


Contatos do autor:


Tel: (84)9627-9325

Blog:http://umaviagemaofuturo.blogspot.com/ (NO BLOG OS LIVROS SÃO DISPONIBILIZADOS GRATUITAMENTE PARA SEREM BAIXADOS)



cheirinhos:)
Rudy

PS: Comente, seu comentário vale inscrição extra  nos sorteios, obrigada!
Obrigado - Recados e Imagens (5348)

7 comentários:

  1. Muito obrigado pela sua ótima resenha e por me ajudar a diulgar o meu trabalho!!!

    Beijo!!!

    ResponderExcluir
  2. O livro parece ser interessante !!
    *Bye*

    @lporromances
    loucaporromances.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Tem cheiro de bom livro. Desejo sucesso.
    Abração.

    ResponderExcluir
  4. Olá Rudy...que resenha magnífica...realmente o livro do Júnior é muuuito bom...já li...ele tem muito talento...Beijos e sucesso para vcs dois!

    ResponderExcluir
  5. Rudynalva, querida! É sempre um prazer vir ao teu blog e encontrar as tuas resenhas tão bem feitas, que nos incentivam a leitura. Hoje, é mais prazeroso ainda pois leio a resenha de um livro do Júnior, um grande amigo e um autor que se diferencia, nesta onda de vampiros, lobisomens e elfos, com histórias de ficçao científica que nos levam a mundos fantásticos e, como bem citaste, a lembrar de ícones do tema, como Issac Asimov e Arthur Clarke. Como sou de uma geraçao mais antiga e fã incondicional da FC, me é impossível não lembrar do cult Flash Gordon e de Star Trek, quando leio as histórias do Junior.Fiquei muito feliz ao ler a tua resenha e me uno a ti para recomendar essa e as outras obras do autor, bem como a apreciação dos belos traços de seus desenhos que ilustram as suas páginas.
    Um grande beijo!
    Rosane
    http://romancesaovento.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Você conseguiu me fazer querer ler este livro e eu também adoro livros ilustrados.
    Bj
    Val
    Brilho das Estrelas

    ResponderExcluir
  7. Que interessante!
    Não conhecia o livro, nem o autor, mas achei bem da hora!
    Quero ler mais ficção e esse parece ser ótimo, bem escrito e ainda com viés político.
    bjs

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy